Pela primeira vez, desde o início da pandemia, Corbélia não registrou nenhum novo caso de COVID-19 na última semana, e conseguiu zerar o número de casos contaminados.
Apesar de zerado, a Secretaria de Saúde continua em alerta total. De acordo com Cleide Messias, a Secretária Municipal de Saúde, estudos recentes estão mostrando que no mês de janeiro o Brasil estará novamente sendo o epicentro da pandemia.
Não ter o registro de novos casos de COVID-19 está diretamente ligado ao alto índice de pessoas vacinadas em Corbélia como explica a Secretária.
“A impressão que dá é que está tudo certo, tudo tranquilo. Graças a Deus no município de Corbélia nós estamos com um porcentagem boa de pessoas vacinadas, o que faz estarmos com o número zerado de casos.”
O município não irá diminuir os cuidados, e vai manter em funcionamento o Ambulatório para COVID-19, com todos equipamentos e leitos montados e disponíveis caso o município volte a registrar novos casos graves que necessitem de internamentos.
“Vamos deixar tudo como está para ao menos esperar passar essa previsão que os cientistas estão fazendo. Porque se a gente precisar ativar, ele já estará montado, todo estruturado. Vamos manter toda a estrutura como ela está hoje.”
Os profissionais que atuam no ambulatório serão reduzidos, devido a baixa nos atendimentos atualmente. A Secretaria prepara um redirecionamento de parte desses profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos, para o pronto atendimento.
A Secretária afirma que esses profissionais estarão à frente nos atendimentos e atentos para identificar os possíveis pacientes com sintomas da COVID ou dengue por exemplo.
“Nós vamos estar com toda a capacidade de testagem ativa, isso pra mim é o mais importante. Com profissionais habilitados pra coleta e para verificar o resultado e pra orientar os pacientes.”
A colaboração maior virá da própria população que não deve deixar de lado os cuidados no período de festas, como as comemorações familiares e viagens com uso de máscara e álcool em gel. A Secretária deixa um alerta para quem não tomou nenhuma dose da vacina, ou está em atraso com a segunda dose.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO