Com o crescente número de pacientes com sequelas da COVID-19 a Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia implantou um ambulatório para atendimento exclusivo destes casos. Há dois meses os profissionais de saúde desenvolvem o acompanhamento com os pacientes e realizam os atendimentos em fisioterapia.
A Secretária de Saúde Cleide Messias explica que diversos nomes tem sido atribuídos aos sintomas que surgem após a fase aguda da COVID-19, “covid persistente, síndrome pós-covid ou covid longa”. “Apesar de não existir uma denominação definitiva, as características são bem observadas, sempre relacionadas a resquícios da doença causada pelo novo coronavírus, em geral desenvolvidos durante a fase aguda da doença, perdurando por semanas, ou mesmo meses após a fase aguda.”
O cansaço, fraqueza muscular, disfunções do sono, diminuição de função pulmonar, ansiedade, depressão e até mesmo perda de memória são os principais sintomas que surgem em pacientes que tiveram a infecção. Ao menos um dos sintomas é identificado. “O acompanhamento visa reestabelecer a saúde desta população, e identificar potenciais problemas que podem ter sido originados pelo novo coronavírus.”
Apesar dos atendimentos deste ambulatório estarem focados na modalidade de fisioterapia motora e cardiopulmonar, o intuito da Secretaria Municipal de Saúde é também ampliar a oferta e acompanhamento de especialidades, como psicologia, nutrição, e atividade física, por meio do ambulatório, conforme forem se mostrando necessárias as intervenções.
Com informações Assessoria de Imprensa Prefeitura de Corbélia
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO