Desde a noite da última quinta-feira, 09, Corbélia passou a contar com um Conselho Municipal de Cultura, com eleição dos membros realizada no Centro Cultural. A reunião foi coordenada pelo diretor de cultura, Marcos Vignatti, e contou com a presença de autoridades locais, incluindo a Vereadora Marily Skottki e a representante Regional de Cultura do Estado do Paraná, Juliana Tonin.
Marily Skottki elogiou o trabalho realizado por Marcos Vignatti à frente da Diretoria de Cultura, destacando seu empenho em fortalecer o desenvolvimento cultural em Corbélia. Em seguida, Juliana Tonin palestrou sobre questões fundamentais das políticas públicas de cultura, com foco na criação do Sistema Municipal de Cultura e na formação do Conselho de Cultura.
Tonin detalhou os instrumentos de políticas públicas construídos pelo projeto de lei que instituiu o Sistema Municipal de Cultura, bem como a composição e responsabilidades do Conselho, enfatizando a importância da participação ativa, receptiva e criativa de cada membro. Ela também explicou as formas jurídicas de criação do Conselho, abordando as vantagens e desvantagens de cada uma, assim como a realização da Conferência Municipal de Cultura e a função do Fundo Municipal de Cultura.
Após as apresentações, Warlley Melo, membro do departamento de cultura e assessor de fomento, apresentou a Lei 1.236/2024, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura de Corbélia, dando início ao processo de eleição dos membros do Conselho.
Ao término das votações e apuração dos votos, foram eleitos os membros titulares: Diva Santina Carniel, Gênesis Figueiredo da Silva, Lawrence Simão dos Anjos e Alex Rodrigo Pereira. Como suplentes, foram eleitos Mayara Cristina Soder, Lucas Sodré Farias, Rovene Desdevalle e Luciara Bós. Além dos membros eleitos, foram apresentados os representantes indicados pelo poder público, finalizando assim a composição do Conselho Municipal de Cultura de Corbélia.
Juliana Tonin encerrou o encontro com orientações de boas práticas aos novos integrantes do Conselho. Para o diretor de cultura, Marcos Vignatti, o início dos trabalhos do conselho é uma mudança significativa no cenário cultural. “Com o conselho constituído nosso município passa a ter diversas frentes, todas voltadas para o fomento, valorização e democratização da cultura.”
“É o Conselho que pensa em ideias para eventos, festivais e até mesmo ajuda financeiramente os projetos culturais mais legais. O legal é que eles estão sempre em contato com a comunidade, ouvindo o que todo mundo tem a dizer e garantindo que a cultura seja acessível para todos. Eles são como um suporte para enriquecer nossa vida cultural e fortalecer a identidade de Corbélia”, completa Marcos.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO