A Prefeitura Municipal de Corbélia, em conjunto com a Secretaria de Saúde, anunciou uma parceria estratégica com o SEBRAE Paraná, visando à implementação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) em restaurantes do município. A iniciativa busca aprimorar os padrões de higiene e segurança alimentar nos estabelecimentos, sem qualquer ônus para os participantes.
Um convite aos empresários aconteceu nesta terça-feira, 29, quando todos os proprietários de restaurantes do município e distritos foram convidados a participar de uma sensibilização. O objetivo deste encontro foi esclarecer detalhadamente como serão desenvolvidas as atividades ao longo do projeto e como os estabelecimentos poderão se beneficiar das ações propostas.
A Diretora de Vigilância em Saúde Viviane Algayer explicou que o SEBRAE trará sua equipe de consultores altamente capacitados para auxiliar os empresários locais na tomada de decisões cruciais para suas operações. Durante o projeto, os empresários beneficiados receberão orientação e acompanhamento contínuo para a execução das ações estratégicas definidas como prioritárias nos atendimentos personalizados.
“Um dos principais focos da parceria é a disseminação das Boas Práticas de Fabricação, garantindo que os restaurantes atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar. Para isso, está prevista a realização de consultorias in loco, cursos de BPF, aplicação de checklist de adequação à legislação vigente, elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e a criação de Manuais de Boas Práticas de Fábricação. Além disso, os manipuladores de alimentos serão submetidos a treinamentos especializados, garantindo que estejam plenamente capacitados para atender aos requisitos de higiene”.
O Secretário de Saúde de Corbélia, Paulo do Raio-x, recepcionou os empresários e afirmou que o objetivo da parceria é aprimorar as boas práticas, e principalmente difundir o conhecimento e treinamento aos empresários. Ele lembrou que o trabalho desenvolvido pela vigilância sanitária também envolve capacitações como essas.
“Para que a vigilância sanitária faça seu trabalho é preciso que o empresário esteja capacitado e saiba o que tem que ser seguido. É do nosso interesse que o empresário do ramo esteja capacitado, se ele tiver o conhecimento das boas práticas vai aplica-las. Estamos comprometidos com a segurança alimentar e a saúde da população de Corbélia.”
Paulo afirmou ainda que essa parceria com o SEBRAE Paraná é um passo significativo para elevar os padrões de higiene nos restaurantes locais. “Com a implementação das Boas Práticas de Fabricação, teremos um ambiente ainda mais saudável e confiável para os consumidores e turistas que frequentam nossos estabelecimentos” concluiu.
Através dessa colaboração entre os setores público e privado, Corbélia reafirma seu compromisso em proporcionar serviços de alta qualidade aos seus cidadãos, enquanto impulsiona o desenvolvimento econômico local.
O plano inclui uma série de etapas fundamentais para a implementação bem-sucedida das Boas Práticas de Fabricação. Entre os destaques estão:
- Consultoria in-loco: Os consultores do SEBRAE Paraná estarão presentes nos estabelecimentos para oferecer orientações personalizadas, levando em consideração as necessidades e particularidades de cada restaurante.
- Curso de BPF – Boas Práticas de Fabricação: Os participantes terão acesso a um curso detalhado sobre as Boas Práticas de Fabricação, garantindo que todos compreendam a importância das diretrizes de higiene e segurança alimentar.
- Aplicação de Check List de adequação à legislação: Uma verificação minuciosa será realizada para garantir que todos os estabelecimentos estejam em conformidade com as regulamentações sanitárias e legais.
- Elaboração dos POPS – Procedimento Operacional Padrão: Procedimentos claros e padronizados serão estabelecidos para orientar as operações diárias, garantindo a consistência no cumprimento das Boas Práticas.
- Elaboração de Manual de Boas Práticas de Fábricas: Um manual abrangente será desenvolvido, fornecendo uma referência essencial para os proprietários e funcionários em relação às diretrizes a serem seguidas.
- Treinamento dos manipuladores: A equipe dos restaurantes será devidamente treinada para aplicar as Boas Práticas de Fabricação no dia a dia, garantindo a segurança dos alimentos desde a preparação até o serviço aos clientes.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO