Toda semana, por alguns minutos, o tempo desacelera, as vozes se aquietam, e abre-se espaço para o mundo da leitura. É que o projeto “Shhh! A Educação de Corbélia está lendo” está ganhando espaço dentro das salas de aula dos alunos da rede municipal de ensino.
Toda terça-feira, uma ambientação é preparada para criar um clima de silêncio, tranquilidade e imaginação. O momento tem duração de 15 a 30 minutos e envolve uma leitura coletiva com a participação de todos os alunos da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além dos estudantes da Educação Especial e do EJA.
Cada turma tem seu livro escolhido conforme a faixa etária como conta Silvia Mara Skottki Pinto, Secretária de Educação de Corbélia, o projeto é uma avaliação contínua do desenvolvimento do aluno.
“É preciso incentivar a leitura, e esse incentivo precisa acontecer de ações simples como essa. A leitura ajuda na alfabetização, no desenvolvimento social e emocional. Com eles participando das histórias, eles começam a entender emoções, valores e tudo em um mundo da imaginação. Eles aprendem, enquanto escutam as histórias.”
Com a avaliação contínua do envolvimento dos alunos, o projeto permite que professores monitorem e entendam melhor o desenvolvimento de cada criança. Esse acompanhamento faz parte do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, programa do qual Corbélia participa com o objetivo de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental.
“É gratificante ver o progresso, desde a forma como lidam com os livros até o crescimento do vocabulário. Eles ficam na expectativa para a continuação da leitura da próxima semana. Ficam curiosos para saber como a história vai terminar. E isso é o incentivo para que eles busquem outros livros.”
O Plano de Ação não só incentiva as crianças, mas também propõe um desafio para a comunidade escolar e as famílias: vamos parar um pouquinho para ler? Ao final de cada sessão, as crianças são convidadas a compartilhar em casa um pouco da história ou atividade realizada, inspirando até mesmo os adultos ao redor a dedicarem alguns minutos ao hábito da leitura.
“Não é só para aumentar o nosso índice de alfabetização; é uma aposta para formar cidadãos conscientes, críticos e apaixonados pela leitura”, conclui Silvia Mara Skottki Pinto.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO