O Projeto Integração dos Serviços de Regulação e Atenção Básica desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia foi um dos destaques da 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”, promovido no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde realizado em Brasília entre os dias 2 e 5 de julho.
Com o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”, o Congresso reuniu secretarias de todo o país em um importante momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.
O projeto desenvolvido no município de Corbélia é de autoria dos servidores Vilma Mittman Leão, Jean Carlos Debastiani e da Secretária de Saúde do Município Cleide Teresinha dos Santos Messias. Juntos eles criaram um sistema em que descentraliza os serviços de liberação de exames, entregas de resultados, passe para transportes, e agendamentos de consultas de especialidades, que passaram ser realizados diretamente nas Unidades de Saúde. O formato facilita a locomoção do paciente e evita o para outros setores do município em busca das autorizações.
A Diretora Vilma Mittman Leão, foi a responsável por apresentar a experiência vivida no município, e representar Corbélia no Congresso. De acordo com a ela o momento também foi de tentar ainda novas oportunidades. “Foi possível realizar reuniões diretamente no Ministério da Saúde, falar com os técnicos e entregar documentos de Corbélia em busca de ampliar a assistência com os programas aprovados no Conselho Municipal de Saúde na semana anterior.”
Do Estado do Paraná foram inscritos 183 trabalhos e classificados 36, dentre estes o Município de Corbélia foi um dos selecionados considerando a experiência de sucesso no respectivo território.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de ter uma reunião com o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, juntamente com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e pela bancada paranaense. A reunião foi organizada pelo conselho em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. O encontro ainda contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde Beto Preto, gestores da saúde no Estado, e os representantes dos municípios e consórcios.
O ministro Luiz Henrique Mandetta chegou a elogiar a atuação dos municípios na saúde, e se comprometeu em ampliar as conversas para reforçar o apoio aos consórcios.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO