A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia pretende vacinar contra a poliomielite todas as 987 crianças com idade entre 1 ano e 4 anos e 11 meses, registradas no município. A meta de vacinação no país é atingir 95% do público.
A Campanha Nacional teve início na segunda-feira, 8, e segue até 09 de setembro. Simultaneamente é realizada também a Multivacinação para Atualização da Caderneta de menores de 15 anos de idade. Os pais já podem procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde de Corbélia para a vacinação. Todas unidades possuem as vacinas disponíveis.
A multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dessa forma, são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras.
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença. Em todo o mundo, as campanhas de imunização reduziram de centenas de milhares para apenas algumas dezenas o número de casos por ano. Recentemente, porém, a doença reapareceu em alguns países, levantando um alerta.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO