O prefeito em exercício de Corbélia na última sexta-feira, Dangelles Decki, publicou em Diário Oficial o Decreto de Emergência em Saúde Pública, decorrente de infestação pelo Mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com o Decreto nº425/2020, estão sendo considerados os altos índices de infestação pelo mosquito detectados per meio do 1º Levantamento de Índice Rápido Amostral (LIRAa) DE 2020, que apontou um média de infestação de 5,1%.
Um número considerado de Alto risco para epidemia, o aceitável é de até 1%.
O decreto considera ainda a quantidade de casos suspeitos de dengue em Corbélia e devido a circulação de vírus distintos como Dengue, Chikungunya, Zica e Febre Amarela no município.
O Decreto vale por 90 dias, e as equipes e servidores das Secretarias Municipais, e Defesa Civil participarão integralmente nas ações voltadas a execução das medidas de combate ao mosquito, conforme determinações das respectivas chefias, que serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
No artigo 3º o então prefeito também autoriza o remanejamento de servidores públicos e prestadores de serviço da administração direta e indireta, para atender ás demandas prioritárias da Secretaria de Saúde do Município.
Também estão autorizadas contratações emergenciais.
Dentre as ações descritas no decreto também está a permissão de ingresso forçado em imóveis particulares, nos casos de recusa ou de ausência de alguém que possa abrir a porta para o agente.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO