A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia está em alerta e reforça o chamado aos pais e responsáveis para a vacinação contra a coqueluche, uma doença infecciosa que atinge, especialmente, crianças e adolescentes.
O município confirmou seu primeiro caso em agosto, desencadeando uma intensificação nas ações de prevenção e controle. A vacinação é a principal medida de proteção e está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as faixas etárias previstas no calendário vacinal.
A coqueluche é caracterizada por uma tosse persistente e incontrolável, seguida de um “gasp” característico ao final, que soa como um “guincho”. A doença pode levar a dificuldades respiratórias, vômitos após os acessos de tosse, e febre leve. Em bebês e crianças menores, esses sintomas podem evoluir rapidamente e resultar em complicações graves, como pneumonia, convulsões e até mesmo danos cerebrais.
Zaira Denize Fortunato de Almeida, Secretária de Saúde de Corbélia alerta também um público específico para receber a vacinação, as gestantes. Ela explica que é fundamental que as gestantes fiquem atentas e mantenham o cronograma de vacinação em dia.
“A vacina DTPa é aplicada no segundo trimestre de gestação, assim que a gestante completa 20 semanas de gestação, não só protege a mãe, mas também transfere anticorpos essenciais para o bebê, garantindo-lhe uma proteção inicial contra essa doença respiratória grave” alerta.
“Como a coqueluche pode ser extremamente perigosa para recém-nascidos, com riscos de complicações como pneumonia e até morte, a vacinação materna é uma das formas mais eficazes de prevenção. Portanto, se você está grávida ou planejando uma gestação, não deixe de consultar seu médico sobre a aplicação dessa vacina, que é segura e essencial para a saúde de sua criança.”
A imunização é essencial, pois a coqueluche é altamente contagiosa, sendo transmitida principalmente por meio de gotículas respiratórias expelidas ao tossir, espirrar ou falar.
Para mais informações e para realizar a atualização do calendário vacinal, procure a UBS mais próxima.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais e gestantes:
- Atualizarem o calendário vacinal, especialmente para os bebês e crianças menores, que são os mais suscetíveis à doença.
- Estarem atentos aos sintomas da coqueluche e procurarem uma UBS em caso de suspeita.
- Cumprirem as orientações de isolamento se algum membro da família apresentar sintomas, para evitar a propagação da doença.
Boletim
O mais recente boletim da 10ª Regional de Saúde divulgado no dia 6 de novembro, revelou números preocupantes. Até o momento a regional já confirmou 74 casos, o que representa um aumento significativo de 28 casos desde o último boletim, em 23 de outubro de 2024.
Entre os casos confirmados, a idade média dos infectados é de 12 anos, com uma faixa de idade que vai desde recém-nascidos até adultos de 65 anos. A maior parte dos casos ocorre em crianças e adolescentes, e 60,35% (ou 35 casos) são do sexo feminino.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO