O fim de semana foi marcado por muito calor, e por consequência, muitos incêndios em vegetação na região das cidades de Corbélia, Cafelândia, Nova Aurora e Braganey.
Os registros de incêndio em Corbélia, Nova Aurora, Braganey e Cafelândia são desde a sexta-feira (6), causados por altas temperaturas e ventos fortes, que contribuem para a criação de focos de incêndio. De acordo com o Sargento do Corpo de Bombeiros Comunitário, Edenilson, a situação é atípica na região.
Entre Corbélia e Braganey foi registrado o maior incêndio ambiental já no domingo (8). Somente em Braganey, foram registrados três incêndios, dois nas vegetações de rodovia, e dois um em área rural.
De acordo com moradores que entraram em contato com a nossa equipe, o incêndio na PR-574 foi causado por um curto circuito na rede elétrica da Copel e graças aos agricultores da região foi possível combater o fogo não deixando espalhar nas lavouras.
Em Cafelândia, o fogo também foi registrado em áreas rurais. Já em Nova Aurora, o incêndio ameaçava as fazendas próximas.
Fotografias enviadas pela leitora Liamara.
Combate aos incêndios em Corbélia, Cafelândia, Nova Aurora e Braganey
Por conta da gravidade dos incêndios, foi necessário apoio de equipes de apoios de Assis Chateaubriand, brigada da Copacol, Defesa Civil de Corbélia e Nova Aurora, Corpo de Bombeiros de Cascavel, equipes da Secretaria do Meio Ambiente, além da ajuda de populares.
As equipes precisaram ainda ficar até de madrugada nas cidades para controlar o fogo. Em Braganey, os incêndios cessaram somente depois das 2h da manhã.
O auge do aquecimento das temperaturas aconteceu por volta das 10h de domingo, quando a maioria dos incêndios foram registrados.
O trabalho do Corpo de Bombeiros agora é realizar ações com os municípios mais afetados pelos incêndios, para a conscientização da população, além de preparo das equipes para caso ocorra novos incêndios, pois nesta semana ainda existe o alto risco de incêndios.
Com o risco de falta de água em Corbélia por obras de interligações hidráulicas no reservatório na tarde de terça-feira (10), o Sargento ainda alerta a população para que a população não faça queimadas, como por fogo em lixo ou mato seco, além de economizar água para não prejudicar o abastecimento.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=WTGduXnX6hg&w=560&h=315]Não houve registros de incêndios criminosos, mas o Corpo de Bombeiros afirma que técnicos responsáveis pela averiguação dos registros de fogo em vegetação devem avaliar as circunstâncias que levaram a acontecer as grandes queimadas.
A Defesa Civil de Corbélia emitiu a nota de alerta após o aumento de incêndios.
Confira a nota
O Corpo de Bombeiros de Cascavel e a Defesa Civil do Município de Corbélia alertam:
Conforme dados levantados pelo 4ºGB, percebe-se que há um aumento expressivo deste tipo de incêndio se comparado ao mesmo período do ano passado em virtude do longo período sem chuva
O incêndio em vegetação é um fogo descontrolado que ocorre em terreno florestal, silvestre ou agropastoril com capacidade de ganhar tamanho ou mudar de direção muito rapidamente, causando danos ambientais, colocando em risco edificações e até mesmo em risco a vida das pessoas.
Como ele inicia?
Nas estações de outono e inverno há uma diminuição significativa das chuvas que, em conjunto com a incidência de geadas deixam a vegetação mais seca, facilitando o início e a propagação de um foco de incêndio. Outros fatores como velocidade e direção do vento (que pode transportar fagulhas), topografa acidentada, baixa umidade relativa do ar e a temperatura do ar contribuem para incidência e propagação desse tipo de incêndio. Na maioria das vezes o incêndio é provocado pela ação humana com fogueiras mal apagadas, descarte de cigarros em locais inapropriados, queima de entulho, queima para limpeza de terreno, queda de balão e incendiários.
Danos que podem causar:
Danos ambientais, intoxicação pela fumaça, queimaduras, risco de propagação para edificações causando destruição, baixa visibilidade em ruas e rodovias, causando risco ao trânsito.
Dicas para evitar e minimizar o dano:
Manter o terreno limpo para evitar que o fogo se alastre para as edificações; Confecção de aceiros (faixas livres de vegetação distribuídas através de área conforme necessidade de proteção, com largura de no mínimo 5m, podendo chegar a 50m).
O que se deve fazer ao avistar um incêndio ambiental?
Caso se depare com um incêndio em vegetação de pequeno porte, até 30 centímetros de altura, pode-se apagá-lo com água ou mesmo com a utilização de abafadores feitos de galhos de árvores. Entretanto, se o fogo já está muito alto ou consumindo uma extensão muito grande de vegetação deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone de Emergência 193 e informar seu nome, número de telefone, onde é o incêndio, um ponto de referência, a proporção do incêndio, a direção do vento, se há casas próximas ao incêndio e se há pessoas feridas ou em perigo.
Legislação sobre o assunto:
Causar incêndio é crime sob pena de reclusão e de multa de acordo com o Código Penal Brasileiro. Há também a Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), Lei Municipal 999/2018 (Legisla sobre Crimes Ambientais no âmbito do Municipio de Corbélia) e o Código Florestal que dispõem sobre sanções penais e administrativas para condutas lesivas ao meio ambiente, inclusive na forma culposa.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO