503 views 4 min 0 Comment

Corbélia aprimora Plano de Contingência para desastres naturais

Anúncio

Na tarde de segunda-feira (29), o prefeito Thiago Stefanello reuniu em seu gabinete representantes de diversas secretarias e órgãos do município para tratar do aprimoramento do Plano de Contingência contra Desastres Naturais. O objetivo é garantir que Corbélia esteja cada vez mais preparada para enfrentar situações de emergência com agilidade e organização.

“Não podemos prever quando um desastre natural vai acontecer, mas podemos e devemos estar preparados para agir de forma rápida e coordenada. Nossa prioridade é proteger vidas e minimizar os danos, oferecendo todo apoio e suporte possíveis à população”, afirmou o prefeito Thiago Stefanello.

O plano contempla uma série de medidas para atender a população em casos de temporais, vendavais, incêndios, falta de energia ou de água. Entre as ações previstas estão: desobstrução de vias, retirada de árvores caídas, fornecimento de lonas, eternites, kits de enxoval e higiene, cestas básicas, treinamentos, uso de geradores de energia e a criação de um ponto de controle para coordenação dos atendimentos.

Anúncio

Para executar os serviços de forma mais rápida, a equipe da Secretaria de Serviços e Obras Públicas conta com motosserras e trituradores para remover árvores e galhos que obstruam vias. A Defesa Civil continua sendo a base do atendimento emergencial em casos de destelhamentos, vendavais e incêndios, disponibilizando kits de primeira necessidade como telhas, lonas e enxovais.

Após o último vendaval que atingiu a cidade e causou falta de água, o município já vistoriou os sete poços de abastecimento e está realizando cotação de preços para adquirir geradores que garantam o funcionamento dos sistemas em situações de emergência.

Outro ponto destacado na reunião foi o reforço da estrutura da Defesa Civil de Corbélia. A solicitação de um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), feita pelo vereador Paulo José Borges Cardoso ao deputado estadual Batatinha, já está nos trâmites burocráticos. Segundo o deputado, o caminhão será entregue à Defesa Civil do município nos próximos meses, fortalecendo a capacidade de atendimento em incêndios e outros desastres.

Em situações de desabrigamento, o Ginásio de Esportes servirá como alojamento provisório para atender as famílias afetadas.

A administração municipal também reforça orientações de segurança à população: nunca mexer na rede elétrica durante ou após desastres climáticos e sempre aguardar a chegada de profissionais especializados.

Telefones úteis

  • Defesa Civil: 199 ou (45) 3242-2629 – Agente Vinícius
  • Coordenação de Segurança: (45) 92000-4150 (telefone/WhatsApp) – Diretor do Departamento de Segurança Pública, Alexsandro Tadioto
  • Secretaria de Meio Ambiente: (45) 3242-8838 (telefone/WhatsApp) – para comunicar queda ou risco de queda de árvores

Com essas ações, a Prefeitura de Corbélia busca garantir respostas mais rápidas e coordenadas em situações emergenciais e orientar a população sobre a quem recorrer em casos de desastres naturais.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.