A Prefeitura de Corbélia adotará medidas contra a propagação do coronavírus, COVID-19, nesta terça-feira, 17.
Um decreto municipal deve ser publicado ainda hoje, e trará medidas que serão tomadas pelos órgão municipais.
Em conversa por telefone com a Secretária Municipal de Saúde Cleide Teresinha dos Santos Messias na tarde desta segunda-feira, 16, ela confirmou que o município tomará medidas contra o COVID-19, entre elas a suspensão de eventos públicos e mudanças no sistema municipal de saúde.
“Nós fizemos uma reunião no gabinete pela manhã (16) com a procuradoria, a Secretária de Educação avaliando as possibilidades. Em relação ao decreto municipal que orienta a não realização de eventos de massa e várias outras orientações que nós queremos dar no comércio de Corbélia o decreto deverá sair nesta terça-feira, até o meio dia.”
A Secretária afirmou ainda que em relação aos serviços de saúde, diversas medidas e precauções serão tomadas. “Teremos um espaço reservado exclusivamente para atendimentos das pessoas que apresentarem sinais, sintomas do COVID-19. Nós teremos também um telefone de plantão onde as pessoas poderão da sua residência acionar esse número de telefone para que a gente encaminhe uma equipe de saúde nas residências.”
Cleide explicou que enviar as equipes médicas para a casa dos possíveis casos que vierem a surgir é uma medida para que a pessoa não tenha contato com outra pessoas.
Na tarde de ontem, 16, houve ainda uma reunião técnica com médicos e enfermeiros do setor de saúde do município, e já ficou definido que reuniões de grupos de gestantes, hipertensos e demais atividades ficam suspensas temporariamente.
Também ficou definido que pessoas que utilizam medicamentos controlados, e que precisam atualizar receitas poderão entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde informando da finalização da medicação para que a equipe da UBS providencie uma nova receita. “Nossa equipe vai providenciar a renovação da receita, e se tratar de acamados e idosos com doenças crônicas nós vamos nos mobilizar para que esse medicamento seja levado até a residência, para que as pessoas não precisem vir no posto de saúde.”
Cleide reforçou a necessidade das pessoas ficarem em suas residências e principalmente cuidarem dos hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO