Uma mobilização dos professores da rede estadual do Paraná paralisou parte das atividades nas escolas do estado desde o dia 25 de junho.
A greve foi convocada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) por tempo indeterminado e parte dos professores não comparecem nas escolas para dar aulas há quase 10 dias.
Em Corbélia a adesão no principal Colégio do município, Colégio Estadual Amâncio Moro, é de apenas 28% dos professores e 40% dos funcionários. Com baixa adesão a escola está mantendo as aulas normais, mesmo com aulas vagas como explica a Diretora Dinair Barella “Por isso estamos mantendo as aulas, mesmo que tenham que ficar com aulas vagas durante o período. A maior adesão e no período da manhã, a tarde bem poucos.”
No início da noite desta quinta-feira, 11, a Direção emitiu uma nota nas redes sociais. De acordo com as informações divulgadas os horários das aulas estão sendo informados todos os dias para os alunos que estão indo à escola.
Já nos dias 15 e 16 de julho haverá reposição de aula, dos dias 03 e 04 de junho, em que o Colégio serviu de alojamento para a fase Regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná.
O recesso escolar para as Escolas Estaduais inicia na próxima quarta-feira, 17, e retorno dia 29 de julho.
Comunicado
O Colégio Amâncio Moro informa a comunidade escolar que amanhã dia 12/07 os alunos terão aulas com os professores que não aderiram à greve, os horários das aulas estão sendo informados todos os dias para os alunos que estão indo na escola.
Nos dias 15 e 16/07 terá reposição dos dias 03 e 04/06 dias em que o colégio foi alojamento dos jogos.
A partir de 17/07 teremos as férias retornando com as aulas no dia 29/07.
A Direção
Nossa reportagem tentou contato com o Colégio Duque de Caxias, no entanto, a atendente informou que a Diretora está de atestado e não tinha autorização para repassar informações sobre a greve.
Boletim – Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED) – Manhã 12/07
No período da manhã, a Secretaria registrou adesão parcial à paralisação em 41,4% das 2.143 escolas estaduais e adesão total à paralisação em 3,8% das 2.143 escolas estaduais do Paraná. Lembrando que adesão parcial considera a ausência de professores e demais servidores administrativos e não significa, portanto, que os alunos ficaram sem atendimento.No Núcleo Regional de Educação de Cascavel, foi registrada paralisação parcial em 46,2% das 93 escolas que compõem o NRE. A SEED registrou paralisação total em apenas uma instituição de ensino.
O NRE de Cascavel engloba as seguintes cidades: Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leonidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Santa Lucia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO