
A Copel emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira, 17, trazendo explicações sobre os motivos que deixaram os moradores de Corbélia sem energia por mais de 3h no decorrer da madrugada de hoje.
De acordo com a concessionária, a interrupção no fornecimento foi causada por quedas de galhos de árvores sobre a rede elétrica e desligamentos de alimentadores de energia devido a fortes chuvas e descargas atmosféricas que ocorreram na região.
No comunicado, a empresa informou que equipes trabalharam para restabelecer a energia na área urbana, mas ainda seguem em campo para religar 57 unidades consumidoras na zona rural. Em locais de difícil acesso, os serviços dependem de roçada para que a rede possa ser acessada e os reparos necessários sejam realizados.
A Copel também destacou que Corbélia está entre os 10 municípios da região Oeste com o maior volume de investimentos previstos para este ano. Em 2025, serão investidos R$ 10 milhões na cidade e em áreas vizinhas para a instalação de novos equipamentos, como religadores automáticos, e no reforço do sistema de distribuição.
Além disso, a empresa ressaltou que há investimentos planejados para toda a região Oeste do Paraná, incluindo a expansão da rede de energia e a finalização das novas redes rurais do Programa Paraná Trifásico.
Logo no início da manhã o prefeito Thiago Stefanello já anunciou medidas judiciais contra a concessionária e pediu a colaboração dos moradores para reunir provas dos cortes frequentes.
Em um comunicado divulgado nas redes sociais, o prefeito afirmou: “Chega, ninguém aguenta mais. A partir de hoje, está aberto um cadastro para receber os protocolos com datas, horários e códigos das unidades consumidoras que sofreram cortes desde 1º de janeiro de 2025, bem como os que ainda ocorrerão. Com isso, já ordenei ao nosso departamento jurídico que ajuíze uma ação contra a COPEL, exigindo soluções permanentes para as falhas constantes no abastecimento na sede, nos distritos e na zona rural de Corbélia. Não é mais possível tolerar essa situação. Os transtornos se repetem quase diariamente, e a população paga por um serviço de má qualidade, vexatório e que causa danos.”
Stefanello solicitou que todos os moradores que foram ou venham a ser prejudicados pelos cortes enviem cópias dos protocolos, com data, horário e identificação da unidade consumidora afetada, para o e-mail faltadeluzemcorbelia@gmail.com ou as entreguem pessoalmente no Gabinete da Prefeitura. Esses comprovantes são essenciais para fundamentar a ação judicial contra a concessionária, com o objetivo de buscar melhorias definitivas no fornecimento.
Confira trechos da nota da Copel na íntegra:
“A Copel informa que a queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica e o desligamento de alimentadores de energia, por conta de fortes chuvas com descargas atmosféricas, causaram quedas e oscilações de luz na cidade de Corbélia, no Oeste Paranaense, durante a madrugada desta segunda-feira (17/2), até o início da manhã. Equipes da Copel restabeleceram a energia no trecho urbano da cidade e seguem em campo para religar 57 unidades consumidoras na área rural daquele município. Em áreas de difícil acesso, há a necessidade de serviços de roçada para acessar a rede e fazer os religamentos necessários.”
“Corbélia está entre os 10 municípios da região Oeste com o maior volume de investimentos da Copel previstos para este ano. Em 2025, estão sendo investidos R$ 10 milhões na cidade e em áreas vizinhas para a instalação de novos equipamentos, como religadores automáticos, e no reforço do sistema de distribuição. A Copel tem investimentos previstos para todo o Oeste Paranaense também na expansão da rede de energia e na finalização da construção das novas redes rurais do Programa Paraná Trifásico.”
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO