Cooperativismo: Huop recebe novos equipamentos para luta contra a Covid-19

Ao todo onze cooperativas doaram valores que, reunidos, chegaram a R$ 2,2 milhões e possibilitaram a compra de 37 equipamentos

As doações no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) foram muitas vezes combustíveis, que ajudaram a salvar vidas durante a pandemia da Covid-19. São gestos que fazem a diferença, e que agora, novamente contribuem nesse trabalho intenso de atendimento aos pacientes com a doença.

Em um momento de preocupação com os leitos de UTI lotados na região, a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) realizou a compra e doação de 37 respiradores à Secretaria de Saúde do Paraná. Destes equipamentos, 19 foram entregues ao Huop nesse sábado 13/03.  O representante da Ocepar e presidente da Coopavel, Dilvo Grolli disse que o cooperativismo não podia ficar de fora. O hospital está a frente desse trabalho com muita coragem, e por isso, as cooperativas se uniram e possibilitaram a contribuição. Ele ainda disse que não sabe se o investimento é muito, mas se salvar uma vida já ficará feliz. Quer continuar com esses gestos, o hospital tem sempre o apoio da cooperativa e solidariedade. Gratidão ao trabalho realizado.

Ao todo onze cooperativas doaram valores que, reunidos, chegaram a R$ 2,2 milhões e possibilitaram a compra de 37 equipamentos. São elas: Lar, C.Vale, Copacol, Coopavel, Frimesa, Copagril, Primato, Sicredi Palotina, Sicredi Cafelândia, Sicredi Toledo e Sicredi Marechal Cândido Rondon.

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, agradeceu a ajuda, e aproveitou para destacar outras doações realizadas pelas cooperativas ainda no ano passado. Disse que foram doações muito importantes, que oportunizaram investimentos como a Hemodiálise, que é essencial em uma UTI Covid-19. Agradece ainda o esforço das cooperativas pelo gesto, e por tudo que fazem na região. A união de todos é fundamental, e espera que mais a frente possamos olhar para trás e ver que saímos da pandemia porque tivemos essa união.

AMPLIAÇÃO DE LEITOS

Além dos 19 respiradores, também foram entregues 20 monitores multiparâmentros, disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Paraná. Com os novos equipamentos, o Huop planeja viabilizar a maior expansão de leitos de UTI da região. O hospital conta atualmente com 50 leitos de UTI, e com a nova ampliação, chegará a 70 leitos de UTI, exclusivos para pacientes contaminados com a Covid-19. O diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira enfatiza que é um trabalho que conta com uma grande parceria. Todos estiveram sempre muito próximos do hospital, e desde o ano passado, as cooperativas foram muito dispostas a ajudar. Hoje são 267 leitos, e com a nova ampliação pode-se chegar a 287 leitos. Não seria possível sem a união de todos. Ele ainda diz que assume o compromisso de abrir os novos leitos à medida que for possível com a contratação de profissionais, e assim, continuar salvando muitas vidas.

A abertura dos novos leitos ainda depende da contratação de novos profissionais de saúde, que estão sendo admitidos através de Processo Seletivo Simplificado (PSS), e chamamento público.

ENTREGA DOS EQUIPAMENTOS

Durante a entrega dos equipamentos, o prefeito Leonaldo Paranhos, aproveitou para enfatizar a união das instituições no combate da pandemia. Disse que o respirador é uma ferramenta importante que a equipe utiliza para salvar vidas, e nesse momento esse gesto simboliza união. Que tem muito orgulho das cooperativas, enfatizou que esse gesto nos fortalece muito. Estamos há quase 400 dias nessa pandemia, e só conseguiremos sair disso se seguirmos unidos nessa luta.

O chefe da 10ª Regional de Saúde, João Avanci, ainda destacou a preocupação com o aumento dos casos de Covid-19 e a taxa de ocupação dos leitos na região. Disse que tem uma grande preocupação com a ocupação de leitos na região nesse momento. E essa doação das cooperativas é muito importante. É momento de unir as forças para garantir o atendimento de toda população.

O secretário de Saúde do município, Miroslau Bailak, agradeceu as doações das cooperativas e fez um apelo para que a população respeite as medidas de segurança para evitar o contágio do vírus. Disse que as cooperativas são exemplo, para que outras pessoas também se reúnam e distribuam gestos de amor. Os profissionais de saúde estão exaustos, é um momento delicado, e por isso, pede a colaboração de todos, para que respeitem os pilares necessários para enfrentar a pandemia, o distanciamento social, higienização das mãos, para que os números não continuem assustando na nossa região.  

O deputado estadual, Gugu Bueno, ressaltou ainda todo o esforço e investimento realizado no Paraná para o combate da pandemia. Disse que isso é exemplo de um país que pode e deve dar certo. O Paraná já disponibilizou quase 4 mil leitos. Foi feito todo o possível. Há centenas de profissionais de saúde colocando a sua vida em risco para salvar a população. E que a nossa obrigação é trabalhar e ser instrumento para garantir que o Huop tenha a melhor estrutura possível.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Edson Souza, destacou a importância da união nesse momento. A dimensão que isso representa é muito grande. É uma adaptação muito rápida que garante a abertura de uma grande quantidade de leitos, e mais do que isso, é momento de união, de unir iniciativas privadas e poder público para combater a pandemia. ressaltou que a Câmara também está à disposição para ajudar.  

Estiveram presentes na entrega também: o vereador Cidão da Telepar; o superintendente da Cotriguaçu, Gilson Luiz Anizelli; o gerente da Lar, unidade Cascavel, Maurício José das Neves Júnior; diretor administrativo do Huop, Rodrigo Barcella; diretor pedagógico do Huop, Alex Sandro Jorge; representando a Direção Clínica do Huop, Dr. Sérgio Nascimento Pereira; e presidente da Associação Médica de Cascavel, Dr. Jesus Viegas.

Fonte: HUOP