Reaproveitar a água da chuva como forma de preservar os mananciais e ainda fazer a armazenagem correta do recurso hídrico foram os principais temas da oficina que aconteceu no último sábado (25) na Escola Novo Amanhecer – APAE – de Nova Aurora.
Ao todo, mais de 20 voluntários, professores, coordenadores e membros da comunidade apaena participaram da construção de uma cisterna “ferro e cimento”- que é um depósito que serve para captar, armazenar e conservar a água da chuva e ainda aprenderam qual a melhor forma de armazenar e usar a água contida no interior da mesma.
“Graças ao convênio que o município dispõe junto a Itaipu Binacional, foi disponibilizado esse recurso para a construção de uma cisterna, através do programa ‘Encontros e Caminhos’ que tem como objetivo criar ações que promovam a sustentabilidade ambiental. Em Nova Aurora, através deste programa, já recuperamos nascentes, minas d’água e agora a cisterna, que teve todo recurso do oficineiro, bem como do material custeado pela Binacional. Já a escola do local e organização ficou por conta nossa. Entendendo a necessidade de preservação ambiental e também de economia, a APAE foi a nossa escolha”, destacou o prefeito Pedro Leandro Neto.
“Encontros e Caminhos”
O programa “Encontros e Caminhos” leva ações de sustentabilidade e promoção ambiental a 54 municípios, em prol da melhoria e preservação do meio ambiente e da qualidade de vida.
A construção da Cisterna é uma das oficinas ofertadas pela Itaipu. Segundo a diretora da escola Novo Amanhecer, Dolores Pezenti, “com a água acumulada na cisterna, será possível lavar as calçadas, rampas de acesso, pátio, enfim, serão 6.500 litros de água reutilizados, sem a necessidade de gastar dinheiro e nem de tirar do ambiente”, enfatizou Dolores.
Fonte: Prefeitura de Nova Aurora
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO