
O Consamu recebeu, nesta quarta-feira (19), três novas ambulâncias do Ministério da Saúde, destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o objetivo de reforçar o atendimento de urgência e emergência nos 43 municípios da região Oeste do Paraná. Os veículos foram, inicialmente, destinados aos municípios de Quedas do Iguaçu e Santa Tereza do Oeste, que, por sua vez, repassaram as ambulâncias ao Consórcio.
Foram entregues uma ambulância de suporte avançado, que funciona como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel e duas ambulâncias de suporte básico, destinadas para estabilização, transporte e atendimento pré-hospitalar. “Hoje é um dia muito especial, porque chegam novos veículos para a renovação da frota, que ocorre a cada cinco anos, e vem ao encontro da necessidade do Consórcio em reduzir custos de manutenção e melhorar o atendimento. Para nós, é uma alegria uma notícia como essa. Elas já estão prontas para operação e farão a diferença no dia a dia”, afirma o diretor-geral do Consamu, João Gabriel Avanci.
Conforme o diretor, ao todo, estão previstos 26 veículos do Ministério da Saúde. “Estamos aguardando a divulgação das datas e, assim, com os novos veículos melhoramos a qualidade de atendimento e, consequentemente, diminuímos os custos suportados principalmente pelos municípios. Com a renovação da frota, o Consórcio substitui as ambulâncias mais antigas e desgastadas, garantindo um atendimento ainda mais eficiente à população”.
Durante a entrega, o prefeito de Quedas do Iguaçu, Rafael Moura, ressaltou o impacto positivo da iniciativa na saúde do município. “Este é mais um reforço para a nossa saúde pública. É mais uma oportunidade para a população, que ganha em qualidade de vida”. Para o prefeito de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin, o reforço na frota é fundamental, sobretudo, para garantir mais segurança e agilidade ao serviço. “Quero parabenizar o trabalho do SAMU no município, quem ganha é a população”.

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO