A primeira reunião do “Programa de Retomada Econômica, Cascavel Avança”, foi realizada na última sexta-feira (8), por meio de videoconferência.
A equipe de consultores contratada para assessorar o Município de Cascavel apresentou, às entidades que integram o programa, os primeiros diagnósticos da crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Os consultores apresentaram um diagnóstico dos últimos 60 dias que apontou os setores mais afetados. Também foi feita uma análise da queda da arrecadação que, somente no mês de abril, chegou a 23%, o que representa R$ 27,7 milhões a menos no caixa do Município e o impacto dela na economia. Os consultores também apontaram possíveis fontes de recursos que poderão ser captados pelo Município.
De acordo com Alcione Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico, a ideia nesse momento é fazer um diagnostico dos setores mais afetados pela crise.
“A partir desse diagnóstico primário começamos ações, efetivamente, de implementação, de incentivo, retomada de atividades e também de faturamento”, diz Alcione.
O comércio foi o setor mais afetado. O estudo dos consultores mostrou que a indústria, num primeiro momento, teve um crescimento de produção, mas posteriormente começou a mostrar uma redução, principalmente no setor alimentício.
O diagnóstico apontou que o setor de bares e restaurantes foi o mais afetado, mas também apontou que, nos últimos dez anos, foi o que mais evoluiu em Cascavel, com crescimento de 145%. “Foi o que mais cresceu em dez anos, mas nesse primeiro momento foi o mais afetado”, observa Alcione.
Fonte: Prefeitura de Cascavel
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO