Seja à frente da maior secretaria de Cascavel, como é a de Educação, ou da autarquia que atende todas as demandas de trânsito. Seja nas salas de aula, ou como médicas, enfermeiras, engenheiras, zeladoras, guardas municipais e em tantas outras funções, as mulheres dominam o serviço público em Cascavel.
Dos cerca de 8 mil servidores da Prefeitura, 78% da força de trabalho do Município é feminina. São mais de 6,3 mil mulheres que contribuem diariamente para o desenvolvimento da cidade e para ofertar a população o melhor atendimento.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que essa força feminina tem sido fundamental para Cascavel ser a referência que é para todo o País. “Temos que reconhecer o trabalho feito pelas mulheres, que fazem com que a política de educação, de saúde, de acolhimento e todos os serviços que nós prestamos à comunidade tenham a sensibilidade da mulher. Quero em nome de todos os secretários, como prefeito da cidade, reconhecer o trabalho de todas as mulheres, àquelas que estão no trânsito, que estão na saúde, na educação, na agricultura, no sistema de desenvolvimento, a todas as mulheres que compõem a nossa Prefeitura, a minha gratidão, meu amor, o meu reconhecimento. Deus abençoe”, reconhece Paranhos.
As servidoras têm o profissionalismo aplicado na rotina do dia a dia. Comprometidas, são as mulheres que também têm o olhar mais humano na rotina de atendimentos à população. Inteligência para estarem à frente de serviços que exigem vasto conhecimento.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, é a mulher que lidera a rede pública de ensino de Cascavel. São mais de 31 mil alunos e 120 instituições que estão sob o comanda da gestora. Segundo ela, é uma honra ocupar o cargo e representar o papel da mulher. “Estamos muito felizes em poder participar das decisões junto ao governo e também de observar o quanto que as ações da gestão veio de encontro à mulher. Temos várias questões, tanto no sentido de valorização da mulher, enquanto profissional, servidora pública, mas também da mulher no âmbito do Município. Destaco a própria efetividade do Conselho da Mulher, as políticas de acolhimento, as ações do Banco da Mulher. Pela primeira vez, o Município tem um incentivo para a mulher empreendedora que vai buscar o seu próprio negócio. São várias ações que realmente mostram a valorização do Município em relação à mulher. E não podemos nos esquecer que no ano de 2022 foi uma grande mulher a vencedora do prêmio Servidor Destaque”, pontua Marcia, referindo-se à servidora do Setor de Alvará, da Secretaria de Finanças, Cledimara Nunes, que foi destaque no ano passado.
Outra mulher que está no primeiro escalão do governo é a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse Pohl, que celebra as conquistas, mas também lembra que a jornada é de luta. “Ainda temos muitos desafios, mas temos muito a comemorar, porque também temos muitos avanços principalmente pelo posicionamento da mulher na sociedade. Então a minha grande mensagem para as mulheres é um reposicionamento: o de assumirmos os papéis nos seus ônus e nos seus bônus. A gente não está aqui pra competir com os homens, mas, sim, para somarmos na construção de uma sociedade mais humana, mais democrática e socialmente igualitária”, pontua.
FEIRA DA MULHER
Neste mês de março, a Prefeitura tem uma extensa programação de atividades destinadas às mulheres cascavelenses, a principal delas, é a Feira da Mulher, que será realizada na quarta-feira, justamente no Dia Internacional da Mulher. O evento reunirá todas as secretarias com oferta de serviços, atividades culturais e de autoestima para elas.
Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO