Mais de 100 gestantes e puérperas foram vacinadas com a primeira dose do imunizante contra a COVID-19 em Corbélia. A vacinação aconteceu nos Posto de Saúde Central e Unidades Básicas de Saúde na terça, quarta e quinta-feira, desta semana.
As vacinas para este público foi comemorada pelas equipes de saúde, que estão atentas aos agravamentos da doença em gestantes e puérperas, como explica a enfermeira Denise Emmer Bedani.
“Esse grupo está em risco aumentado de formas graves de COVID-19 bem como complicações obstétricas, como parto prematuro, óbito fetal, abortamento, entre outros. Considerando ainda o momento pandêmico atual e a elevada circulação do vírus e aumento no número de óbitos maternos pela COVID. Os benefícios da vacina superam os riscos.”
A mamãe Joicy Esquerdo esteve entre as vacinadas com a primeira dose da vacina. Ela comemorou a chegada da vacina em dose dupla ao comemorar o aniversário na data da vacina, e considerou o momento como um presente. Ela respira mais aliviada não só porque se aproxima do final da gestação, mas também pelo fato da imunização se estender ao pequeno Érick que deve nascer em Agosto.
Corbélia recebeu doses de vacina da Pfizer destinadas exclusivamente às gestantes e puérperas. As UBSs entraram em contato com as mães agendando o horário da vacinação. Apesar da alta participação ainda foi registrada a ausência de pessoas que optaram por não receber a dose do imunizante. Há ainda pessoas que tiveram o vírus recentemente e devem aguardar o período de 30 dias para receber a dose, e pessoas que estão em tratamento contra a COVID-19.
As gestantes e puérperas foi o único grupo que recebeu doses para aplicação da primeira dose em Corbélia. O município não recebe imunizante para continuar com a vacinação do público em geral há mais de uma semana.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO