
A cidade de Cascavel se consolida como referência nacional em eletromobilidade, com a frota de ônibus elétricos. E a prova disso é que a Transitar é finalista no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria Iniciativas Públicas em Favor da Mobilidade Sustentável. A premiação será dia 25 de setembro, na ExpoCenter Norte, em São Paulo.
Realizado pela Plataforma Connected Smart Cities e pela Urucuia, a premiação reconhece e premia iniciativas e pessoas que promovam a mobilidade com sustentabilidade, de forma segura e inclusiva.
Com o projeto intitulado “Descarbonização da frota – O Caminho para o Transporte Público mais Sustentável”, Cascavel concorre com as cidades de São José dos Campos, de São Paulo, e Leopoldina, de Minas Gerais.
Cascavel tem a maior frota de ônibus elétricos do Sul do País. São 15 ônibus elétricos, sendo 13 do modelo Padron e 2 articulados. O investimento nos veículos foi de R$ 43,2 milhões, enquanto o Eletroterminal recebeu R$ 7,5 milhões em investimentos. Mesmo com todos esses aportes, não houve impacto na tarifa do transporte público.
O sistema, que também compreende a Usina Solar, economiza cerca de R$ 1,2 milhão ao ano em abastecimento quando comparado com os veículos equivalentes à combustão, preserva o meio ambiente e eleva o patamar da qualidade do transporte coletivo.
Os veículos elétricos além de mais tecnológicos e econômicos, proporcionam mais conforto térmico, não emitem ruídos e tampouco gases no efeito estufa – que são os principais responsáveis pela causa das mudanças climáticas -, então não são apenas os usuários e condutores do ecossistema de transporte que se beneficiam com a eletromobilidade, mas a sociedade como um todo.
Usina Fotovoltaica
Ainda dentro do pacote de eletromobilidade, há a usina fotovoltaica, que conta com 5 mil placas solares de 660W cada, totalizando 3.300 kW de potência instalada. Além disso, foram instalados 10 inversores de 250kW e 5 transformadores de 500kW cada. A cabine de entrada conecta a usina à rede da Copel, com 5 saídas, uma para cada transformador, totalizando 2.500 kW de potência. O Município investiu R$ 16 milhões, e a Copel R$ 2,6 milhões.
A energia gerada é suficiente para abastecer os ônibus elétricos, e o excedente será redistribuído para compensação em novas unidades consumidoras do município.
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