A obra grandiosa que toma conta do antigo Terminal Oeste, em frente à Prefeitura de Cascavel, tem despertado a curiosidade de quem passa pelo local. O trabalho acelerado dentro das paredes metálicas, com diversos containers enfileirados, chama a atenção de moradores. Afinal, que construção é essa?
Previsto para ser entregue dentro das celebrações do aniversário do município, em novembro, o espaço será destinado ao Centro de Inovação de Cascavel, uma espécie de coração e mente dos pilares que regem o trabalho do Parque de Agroinovação da Fundetec, concentrando uma série de atividades voltadas ao empreendedorismo, smart Cities, inovação e tecnologia.
Com área reservada para um Fórum permanente de discussão sobre o tema Cidades Inteligentes, espaços para cursos, aulas, capacitação e treinamento e ambientes para ampliar programas já desenvolvidos pela Fundetec, como o premiado Progeti.
A construção do Centro de Inovação segue os preceitos de sustentabilidade, com captação da água da chuva e utilização de energia solar. A nova estrutura está sendo edificada em aço, ferro e madeira, e contará com a utilização de containers, um belo paisagismo e acessibilidade em uma área total de mais de 2,3 mil m². As obras já estão 50% executadas.
O objetivo dos idealizadores do novo ponto de referência para a Inovação e Tecnologia na região é lançar desde a inauguração do Centro o programa Cascavel + Inteligente.
Para o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, depois do sucesso do Technovação 2023 os esforços estão concentrados nesse novo desafio. “Um desafio para impulsionar o crescimento de forma equilibrada, sustentável, economicamente viável e com as parcerias certas”, observa.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO