O município de Anahy conseguiu reduzir pela metade o número de contaminados por COVID-19 depois que o Prefeito Carlos Reis baixar um decreto com diversas restrições de atividades.
Desde o dia 27 de janeiro até a última sexta-feira, 11 de fevereiro houve restrição nos horários de funcionamentos de bares, lanchonetes e restaurantes, suspensão de atividades esportivas, e proibição da realização de bingos, bailes, torneios esportivos, cavalgadas e ainda o fechamento de áreas de lazer de exploração comercial como piscinas.
As medidas de restrição foram suficientes para levar o município a reduzir o número de casos. Na data da publicação do decreto eram 40 casos ativos, e mais de 60 em monitoramento. No encerramento do decreto, na sexta-feira, 11, os casos ativos era de apenas 31 pessoas.
Em um live feita pelo Prefeito Carlos Reis ele afirmou que a medida foi efetiva, e tem esperança de zerar o número de casos nas próximas semanas.
“Foi uma boa medida é nós não aumentamos, nós diminuímos o número de casos. A gente toma como referência os municípios próximos que chegaram a 100 sem casos ativos. Anahy chegou no máximo 67. Tomamos as medidas e começou a cair, acredito que semana que vem, ou na outra, nós vamos estar praticamente zerando os casos.”
Com a redução dos casos o Prefeito decidiu não ampliar o decreto, e desde o último sábado todo o comércio funciona normalmente. Carlão reforçou no entanto, que se houver um novo aumento ele irá novamente a decretar restrições.
“Volta dentro da normalidade sem nenhuma restrição, não temos nenhuma restrição salvo os cuidados sanitários: usa máscara e álcool em gel. Vai se reunir as pessoas procure manter um certo distanciamento. Os números estão aqui, 31 casos ativos. Se disparar semana que vem é sinal de que temos que fazer alguma coisa.”
O Prefeito também lembrou que o município registrou mais uma morte por COVID-19, chegando a 14 no total.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO