A liberação do uso máscaras em locais abertos pode acontecer muito em breve em Corbélia. O Informe Epidemiológico emitido nesta segunda-feira, 14, mostra que o registro de novos casos de COVID-19 segue em queda pela quinta semana seguida. Em baixa esta também os índices de contaminação. Ambos fatores influenciam na tomada de decisão por parte do município.
Na noite desta segunda-feira, 14, o vereador Paulo do Raio X protocolou uma indicação pedindo a realização de um estudo sobre a viabilidade da liberação das máscaras. Segundo ele é preciso que o município saiba qual é a real situação para que possa liberar ou manter o uso das máscaras em lugares abertos. Paulo afirma ainda que o Governo Estadual revogue a lei Lei Estadual Lei 20.189/2020 que determinou o uso de máscara durante a vigência do Decreto de calamidade pública no Paraná é preciso a realização de um estudo.
“A questão é que se sai uma Lei Estadual já vem a pressão popular pra tirar o uso, mas eu acho que cada município tem suas peculiaridades.”
A Secretária de Saúde, Cleide Teresinha dos Santos Messias foi questionada por nossa equipe sobre a possibilidade da liberação do uso das máscaras. Segundo ela é preciso aguardar as tomadas de decisão do Governo do Estado. Segundo ela os dados que o município apresenta, tanto de vacinação quanto de redução de casos, apontam para uma segurança maior, abrindo a possibilidade da liberação.
“Estamos aguardando a tomada de decisão do Governo do Estado, seguiremos o que ele determinar.”
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão plenária desta terça-feira (15) a proposta que pode dar início ao processo de flexibilização do uso de máscaras em todo o estado. O projeto de lei 76/2022, do Poder Executivo, avançou em primeiro turno de votação após receber 45 votos favoráveis e seis contrários.
A proposição pode ser pautada para ser apreciada e votada em segundo e em terceiro turnos, e em redação final, nesta quarta-feira (16), caso não haja apresentação de emendas de plenário. Para isso, foram marcadas uma sessão ordinária e outras duas extraordinárias.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO