O volume de chuva registrado no fim de semana contribui com o desenvolvimento das culturas de inverno que estão estabelecidas nas propriedades da região, caso do trigo e milho.
Diante disso, o engenheiro agrônomo, João Maurício Roy, pesquisador do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol, faz um alerta aos produtores com relação aos manejos que devem ser praticados no momento.
“O milho que em algumas situações sem encontra em fase de enchimento de grãos, a umidade no solo favorece para o bom desenvolvimento, mas também para a cultura do trigo, que demonstra um bom potencial produtivo e diante disso é importante fazer os manejos necessários”, alerta João Mauricio.
Segundo ele, nesta fase da cultura do trigo, muitas lavouras se encontram em período de perfilhamento e este é o momento ideal de se fazer as aplicações de nitrogênio, uma vez que esse contribui em muito para a produtividade da cultura. Ele diz que para isso é importante que o produtor procure o profissional que o atende.
“O produtor deve ter atenção também com os manejos fitossanitários, como pragas, doenças e plantas daninhas que são comuns neste período. Diante disso é importante que o produtor faça o monitoramento. Nas questões de pragas, lagartas e pulgões, no que tange a doenças é muito importante ficar atento as manchas foliares e outro ponto, é o manejo de planta daninha, principalmente o nabo e a aveia”, explica o agrônomo.
Ele reforça que qualquer dúvida com relação aos manejos recomendados, é importante que o produtor procure o Departamento Técnico da sua Unidade.
Acompanhe o volume de chuva registrado no fim de semana:
- Melissa 43 mm
- Nova Aurora 40 mm
- Universo 32 mm
- Carajás 30 mm
- Pérola D’Oeste 68 mm
- Pranchita 65 mm
- Central Santa Cruz 45 mm
- Planalto 80mm
- Formosa do Oeste 32 mm
- Bom princípio 50mm
- Cafelândia 40,5 mm
- Jotaesse 42 mm
- Goioerê, Acumulado de Sexta a manhã de segunda, 26 mm
- Palmitopolis 45 mm
- Palmitolândia 52 mm
Fonte: Copacol
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO