Corbélia dá um importante passo rumo à inclusão e ao atendimento especializado de crianças com necessidades educacionais especiais. O Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Educacional Especializado (CMAAEE) está pronto para abrir suas portas. As obras estão concluídas, e a nova estrutura atenderá exclusivamente a equipe multiprofissional que oferecerá suporte pedagógico e clínico aos alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal.
Silvia Mara Skottki Pinto, Secretária Municipal de Educação e Cultura, fala da necessidade da existência desse espaço para prestar um atendimento unificado para cada aluno, atendendo a necessidade um-a-um. Segundo ela, o projeto é uma conquista social que fortalece o vínculo entre escola e família, ampliando o acesso ao atendimento especializado.
“Pedagogicamente, esse espaço será essencial para identificar e atender de forma mais eficiente as necessidades específicas de nossos alunos. Hoje, nós já ofertamos esse suporte, mas com a nova estrutura conseguiremos unificar esses atendimentos. Esse suporte especializado contribui para o aprendizado e o desenvolvimento integral de cada aluno.”
O CMAAEE oferecerá uma ampla gama de serviços que inclui avaliações psicoeducacionais, triagens pedagógicas, psicológicas e clínicas, além de atendimentos especializados como fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e apoio psicológico.
O espaço também será utilizado para formações pedagógicas voltadas aos professores da rede, promovendo uma educação inclusiva e capacitando os educadores para atenderem de forma eficiente as necessidades dos alunos. Além disso, as famílias serão orientadas por meio de reuniões e formações para fortalecer o suporte educacional e social às crianças.
Elise Gonçalves, Coordenadora de Educação Especial detalha que entre os objetivos do novo espaço será a triagem e o acompanhamento de estudantes com maiores dificuldades. Mas, o espaço também será destinado à formação para os educadores. “Vamos trabalhar para reduzir a fila de espera de atendimentos especializados e melhorar a integração entre Saúde e Educação. Essa centralização dos serviços em um único espaço vai trazer benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos, favorecendo uma educação inclusiva e de qualidade.”
O Vice-Prefeito de Corbélia, Dangelles Decki, conta que o projeto só se tornou realidade graças à visão comprometida da gestão e ao trabalho extraordinário dos servidores da Educação.
“Todos se dedicaram para garantir que as necessidades dos nossos alunos fossem colocadas como prioridade. Quero expressar minha mais profunda gratidão a todos os educadores, coordenadores e profissionais que contribuíram direta ou indiretamente para este avanço. São os verdadeiros protagonistas desta conquista, que vai transformar a vida de muitas famílias e fortalecer o desenvolvimento da educação pública.”
Com um investimento de R$ 872.932,48, e 250 m², o espaço contará com 11 salas; uma recepção, sala de coordenação, sala de fonoaudiologia, salas de avaliação psicológica, salas de avaliação pedagógica, sala de assistência social, sala de terapia ocupacional, sala de atendimento clínico, sala de reuniões, brinquedoteca, circulação, sanitários, almoxarifado, copa e área de serviço.
Com o início dos atendimentos, Corbélia passa a ser a única cidade a oferecer um espaço tão completo e especializado no atendimento de crianças da rede municipal de ensino, para o Prefeito Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw o espaço é dedicado ao cuidado, inclusão e respeito .
“O centro vai garantir que todas as crianças, independentemente de suas dificuldades, tenham acesso a um atendimento digno e de qualidade. Estamos avançando no atendimento e melhorando a qualidade educacional para que cada aluno, mesmo dentro das suas limitações, tenha o direito de acesso à educação, garantindo um suporte integrado entre Saúde e Educação”, concluiu o Prefeito.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO