
Por Randal Dacome, médico oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel
A sensação de que a visão está embaçada como um vidro em dia de chuva ou com o aspecto de estar tentando enxergar em meio à fumaça são sinais de alerta. Estes são sintomas de catarata, doença que é considerada a principal causa de cegueira no mundo. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a catarata responde por metade das causas de cegueira do País.
A doença ocorre quando o cristalino, que é uma espécie de lente localizada atrás da pupila, perde a transparência. Pode acontecer de crianças já nascerem com a doença, ou mesmo que ela se manifeste durante a adolescência ou juventude.
Mas normalmente ela surge com a idade, após os 60 anos. A primeira suspeita é mediante as queixas trazidas pelo paciente. Quem sofre de catarata quase sempre reclama de visão turva. O diagnóstico se confirma quando o exame realmente detecta que o cristalino está perdendo a transparência.
Se o cristalino está ficando opaco, a imagem não passa para a retina com nitidez. O lado bom desta história é que a visão pode ser recuperada. A técnica da cirurgia evoluiu muito em razão do avanço da tecnologia. O procedimento é rápido e muito eficaz. O paciente se recupera bem e a visão ganha resultados muito expressivos, a tal ponto que na maioria dos casos a gente consegue eliminar os óculos ao mesmo tempo em que elimina a catarata.
O Hospital de Olhos de Cascavel é referência em cirurgia de catarata, com corpo clínico completo, estrutura e equipamentos de ponta.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO