Em Nova Aurora, o Programa de Controle Ético da População Canina que é realizada através do Departamento Meio Ambiente vem realizando a castração gratuita de cães e já alcançou um grande número de animais.
Para participar do programa, além do cadastro obrigatório, a renda familiar não pode ultrapassar 03 (três) salários mínimos e o CadÚnico – Cadastro Único da família – deve estar atualizado e ativo. O CadÚnico é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de cada região do município.
O programa atende famílias assistidas pelos Programas e podem cadastrar até 02 (dois) animais no serviço. Os animais cadastrados, que vão passar pelo procedimento, devem ter entre 06 (seis) meses e 08 (oito) anos de vida. A castração melhora a qualidade e aumenta o tempo de vida dos animais reduzindo riscos de doenças.
Além de evitar o aumento do número de cães e gatos nas ruas com o controle de reprodução, o programa diminui também os riscos de contaminação por zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) e ataques com mordeduras porque o procedimento diminui as fugas e brigas causadas pelo cio.
Dúvidas?
Entre em contato com os veterinários, Roger Ungaro e Ana Paula Pessenti que atendem nas dependências da Emater, ou ligue na prefeitura 45 3243-1122.
Fonte: Prefeitura de Nova Aurora
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO