O número de casos de dengue no município de Corbélia não param de crescer a cada semana, no último relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, já somam 130 casos confirmados (128 autóctones e 2 importados) desde agosto de 2019.
O que tem assustado é também o número de casos de Zika Vírus, já são oito notificações sendo que já se tem 1 caso confirmado, e que aguarda resultado contra prova (2°coleta), e há ainda 7 em investigação.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Cleide Teresinha dos Santos Messias, a cidade de Corbélia é uma das poucas que não enfrenta uma epidemia da doença. A administração no entanto, já possui um Plano de contingência caso os números cresçam ainda mais, e acabe se tornando uma epidemia.
“Nós temos um protocolo, um fluxo, a gente já tem isso definido, já estamos trabalhando com ele, mas avaliamos que talvez ele não seja tão eficiente, então vamos mudar a nossa estratégia.”
De acordo com a Secretária as mudanças atingem diretamente o Pronto Atendimento Municipal, no que diz respeito ao número de leitos atualmente.
“Nós vamos reorganizar as estruturas físicas principalmente do Pronto Atendimento para aumentar o número de leitos, que está obsoleto atualmente. O paciente muitas vezes não precisa internar no hospital, mas quando o exame dá um pouco alterado ele precisa ficar umas 3h se hidratando, em observação, e o nosso espaço para isso está pequeno, precisamos ampliar. E é nisto que estamos trabalhando.”
O Pronto Atendimento Municipal está com dois médicos de plantão, devido ao alto número de atendimentos de casos suspeitos de dengue, Cleide conta que ele não será retirado. “Eu ia remover este médico hoje, mas mudamos de ideia, e ele vai continuar lá pelo menos até o fim do mês. Vamos manter estes dois médicos 24h no PAM.”
A Secretária reafirma ainda que a precaução é a melhor solução, e pede o uso de repelentes e o cuidado com a limpeza do terreno e não deixando acumular água. “Sempre a precaução é o melhor remédio.”
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO