143 views 7 min 0 Comment

Cascavel salta para 87% de cobertura da atenção básica e prevê ampliar rede para 100% em 2023

- 11 de janeiro de 2023
Anúncio

Um marco histórico que faz da saúde de Cascavel referência para todo o Brasil. A cobertura da atenção primária saltou para 87%  no ano passado, sendo que em 2016 o número mal chegava à 50%. O setor tem avançado a passos largos a cada ano, mas o trabalho não para e a Secretaria de Saúde já tem novos projetos engatilhados para 2023, inclusive com o compromisso de alcançar 100% de cobertura. Os números foram apresentados na Escola de Governo da Saúde, que aconteceu nesta segunda-feira (9), no auditório da Prefeitura.

Como parte das prestações de contas, o governo municipal realiza o evento anualmente para mostrar os avanços e desafios de cada área da administração pública. E para dar o start nas apresentações, o prefeito Leonaldo Paranhos destacou as conquistas, resultados e prêmios alcançados em 2022, que fizeram a cidade alcançar o título de 2ª melhor do País. O chefe do Executivo também compartilhou as metas para este ano. “A retrospectiva de 2022 que apresentamos mostrou que, ainda que com muitas dificuldades e na saída de uma pandemia, pudemos avançar muito em todas as áreas. Do econômico ao social. Agora traçamos o desafio de intensificar os resultados, começando pelas grandes obras. A segunda fase da Avenida Piquiri, a Avenida Carlos Gomes, a construção da nova escola Kelly Cristina e a implantação de lâmpadas em LED em todos os distritos são algumas das grandes ações que compõem este cardápio”, pontua o chefe do Executivo.

ESCOLA DE GOVERNO DA SAÚDE
Em seguida, o secretário de saúde, doutor Miroslau Bailak, explanou sobre as ações da Sesau. Dentre os destaques, ainda sobre a cobertura da atenção primária, está o compromisso de ampliar em 35 equipes de saúde da família. Em 2016 eram 27 equipes de Saúde da Família, em 2022 o avanço foi grande e chegou à marca de 58, um aumento de 114%.

Anúncio

“Nós mostramos tudo que aconteceu na gestão do prefeito Leonaldo Paranhos nesses seis anos de governo, e o que nós fizemos em 2022, depois de uma pandemia terrível, que fez esse estrago na população. Ainda estamos nos recuperando com calma e em 2023 a nossa proposta é de fazer muito melhor. Aliás, o nosso maior tesouro é a saúde, então vamos fazer o possível. Faça a sua parte, porque que na nossa gestão estamos fazendo a nossa seguramente”, pontua doutor Miroslau.

Conforme os dados do vacimômetro, Cascavel já aplicou quase 800 mil vacinas desde o início da vacinação contra a covid. Para aumentar os índices, a Sesau não mediu esforços para atrair à população para se imunizar em inúmeras campanhas ao logo do ano. O mesmo empenho também aconteceu durante o combate ao mosquito da dengue.  

No campo das consultas médicas, a Saúde também tens bons resultados: de 263 mil em 2016 para mais de 429 mil em 2022, uma evolução de 62,72%. Na área odontológica, os dados também são promissores, de 74 mil atendimentos em 2016, para mais de 86 mil em 2022. Somente no ano passado, foram quase 300 mil procedimentos odontológicos realizados gratuitamente em Cascavel. Já o Laboratório Municipal bateu a marca de 1 milhão de exames ofertados à comunidade.

OBRAS DA SAÚDE
Os investimentos em obras para melhorar a estrutura física dos atendimentos à população também foram significativos. De 2017 para 2022, foram 40 obras entregues. Sendo 18 construções e 22 reformas e ampliações.

Em 2022, foram entregues as obras de construção da USF Guarujá, USF Morumbi, USF tarumã, USF Santo Inácio/FAG, Complexo de Atenção Primária – USF Floresta/USF Sanga Funda, além da USF Claudete e USF Cataratas, que serão inauguradas em 2023. A unidade do Periolo, por sua vez, recebeu uma ampla reforma e logo será inaugurada. Estão em andamento ainda a construção da USF Universitário e reforma da USF Canadá.

No cronograma de obras da saúde deste ano, os destaque são para as construções da USF Lago Azul, USF Santa Felicidade e as reformas das unidades de saúde do interior, do Santa Cruz e do Hospital de Retaguarda.

Além disso, já está em fase de processo de captação de recursos as construções das novas unidades das USFs Interlagos, Alto Alegre, XIV de Novembro, da Rua Cuiabá, Ipanema e também do posto Central.

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading