56 views 4 min 0 Comment

Cascavel recebe hoje projeção de videodança em fachada do Teatro sobre o Transtorno de Boderline

- 2 de agosto de 2023
Anúncio

Que tal assistir um espetáculo de qualidade, que une dança, audiovisual e ainda tem uma mensagem importante? Então, programe-se, porque nesta terça-feira (1º) e quarta-feira (2), terão apresentações gratuitas do projeto artístico F60.3, em sessões às 18h, às 19h e às 19h30. E a forma de apresentar também tem um jeitinho especial, será por meio de projeção na fachada do Teatro Municipal Sefrin Filho. O espetáculo é gratuito e poderá ser celebrado ao ar livre e conta com apoio da Secretaria de Cultura de Cascavel.

O título da obra se refere ao código de Classificação Estatística Internacional de Doenças, o CID, do transtorno de Personalidade Borderline (TPB) que é F60.3, um transtorno de saúde mental que costuma causar um padrão de instabilidade comportamental nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos. O espetáculo traz reflexões sobre esse transtorno e a importância de se discutir as doenças da mente.

A pessoa com síndrome de Borderline apresenta sintomas como impulsividade, visão distorcida de si e dos outros, medo de abandono ou de ficar sozinho e reações agressivas e intensas.“O transtorno de personalidade Borderline é um tema de saúde mental muito delicado, muito sensível. E nada mais sensível do que a dança para contar essa história. Eu queria trazer algo poético, que mostrasse um pouco do que é ser Borde, da maneira mais linda possível. Creio que essa forma de passar o assunto, vai deixar o público mais interessado, vai chamar a atenção e o olhar para esse tema. É sempre muito bom quando podemos juntar as manifestações artísticas como discussão de temas que são relevantes para a sociedade”, comenta a realizadora do projeto Kathyn Carvalho.

Anúncio

CIRCUITO NO PARANÁ
E para atingir o maior número possível de público, o espetáculo está em circulação no Paraná, já passou pelos municípios de Londrina e Maringá e passará ainda por Toledo, Foz de Iguaçu e Curitiba. A obra de vídeodança terá duração de 20 minutos e será exibido de uma forma inovadora, gratuita e democrática, através da Lumibike, uma bicicleta que projeta e funciona com energia solar. Durante o dia ela capta a luz solar e armazena energia em suas baterias e a noite ela “devolve” a luz, projetando as imagens através da técnica vídeo mapping, conhecida como projeção mapeada.

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura. O F60.3, conta com o apoio cultural do Campo das Artes, Back Bros, Ave Lola e Apoio da Copel.

Serviço:
01 e 02 de agosto (terça e quarta-feira)
Horário: 18h, 19h e 19h30.
Onde: Teatro Municipal Sefrin Filho (Rua Rio de Janeiro, 905)

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading