
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a Operação Escolta Ilícita, voltada a desarticular um esquema criminoso que utilizava veículos e agentes de segurança privada para facilitar o descaminho de mercadorias estrangeiras. A ação ocorreu nas cidades de Cascavel e Francisco Beltrão, no oeste e sudoeste do Paraná, respectivamente.
As investigações, iniciadas em 2025, revelaram o uso irregular de veículos ostensivos e vigilantes armados, pertencentes a uma empresa de escolta privada, para transportar produtos de origem estrangeira ocultados em compartimentos clandestinos, conhecidos como “fundos falsos”.
Segundo a PF, o grupo criminoso vinha atuando desde pelo menos 2021, valendo-se da aparência de legalidade proporcionada pelo serviço de escolta armada para driblar fiscalizações e dar segurança às cargas ilícitas.
Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa e cumpridos por equipes da Polícia Federal nas duas cidades paranaenses. Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, porte irregular de arma de fogo e descaminho, cujas penas, somadas, podem ultrapassar 10 anos de reclusão.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO