38 views 7 min 0 Comment

Cascavel entrega mais de um milhão de quilos de alimentos por ano para refeições de 31 mil crianças da rede municipal

- 1 de agosto de 2023
Anúncio

Com uma área de dois mil metros quadrados, o depósito da merenda escolar em Cascavel tem sido responsável por garantir uma alimentação de qualidade nutricional para todos os 31,5 mil alunos da rede municipal de ensino. Composto por 71 produtos diferentes, entre alimentos frios, perecíveis e não perecíveis, o local abriga uma ampla variedade de itens essenciais para a nutrição das crianças. O cardápio da merenda escolar se tornou referência para o Brasil.

Ao todo, 126 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) são beneficiados pelo fornecimento de refeições. Nos Cmeis, são oferecidas cinco refeições diárias, enquanto no período integral são quatro, e uma para os alunos que estudam apenas pela manhã ou à tarde.

Os alimentos são adquiridos através de registro de preços e chamada pública da agricultura familiar, assegurando que a qualidade atenda aos padrões estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Essa preocupação com a qualidade é reforçada pela presença de uma equipe de nutricionistas, que se encarrega de elaborar cardápios que atendam às necessidades nutricionais específicas de cada criança, incluindo aquelas com restrições alimentares.

Anúncio

Segundo Jonara Stock de Oliveira, a equipe de nutricionistas se dedica a garantir que todas as crianças recebam a alimentação adequada, mesmo aquelas com patologias que demandem cuidados especiais. Atualmente, aproximadamente 450 crianças são atendidas com produtos específicos, prescritos de acordo com o laudo médico de cada uma delas. Esse número pode variar diariamente com novos diagnósticos que chegam do setor de ensino.

“O município de Cascavel tem esse olhar diferenciado, sempre teve esse cuidado de atender a crianças com qualidade nutricional por entender que uma alimentação adequada as crianças terão um rendimento escolar melhor”, afirma a nutricionista Jonara Stock de Oliveira.

A logística de entrega dos alimentos é cuidadosamente planejada, garantindo que todas as escolas e Cmeis recebam os itens para a semana inteira. A quantidade de alimentos fornecidos varia de acordo com o número de alunos, assegurando que haja alimento suficiente para todos ao longo da semana.

Outra preocupação do município é fornecer alimentos frescos, provenientes diretamente da agricultura familiar. Essa iniciativa não apenas garante produtos saudáveis, mas também estimula a economia local e fortalece a parceria com os agricultores da região.

Margarete Tonin, coordenadora da merenda escolar, destaca que as necessidades nutricionais das crianças são 100% atendidas. “Nós temos, em primeiro lugar, preocupação com a qualidade e quantidade”, destaca. Segundo ela, há um planejamento feito para que haja alimentação durante todo o ano letivo. “Os folhosos, por exemplo, são entregues ponto a ponto, direto nas unidades escolares pelos agricultores para não perder a qualidade”, explica Margarete.

EM NÚMEROS

São centenas de toneladas de alimentos utilizadas durante todo o ano letivo para o preparo da merenda dos alunos da rede municipal. Confira os números:

Produto                     Quantidade

Feijão                         74 toneladas

Arroz                          37 toneladas

Fubá                           22 toneladas

Leite em pó                63 toneladas

Suco de uva                130 mil litros

Bife patinho                85 toneladas

Ovos                            120 mil dúzias

Filé de tilápia               66 toneladas

Queijo                          26 toneladas

Coxa e sobrecoxa        162 toneladas

Manteiga                      35 toneladas

Carne suína                  50 toneladas

Carne bovina moída     98 toneladas

Macarrão                      70 toneladas

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading