143 views 4 min 0 Comment

Cascavel dá largada para tornar Brasil autossuficiente na produção de trigo

- 24 de agosto de 2022
Anúncio

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, participou na manhã desta quarta-feira (24) do lançamento oficial da colheita de trigo no Estado do Paraná e Cascavel está dando a largada para tornar o Brasil autossuficiente na produção da commoditie. O lançamento aconteceu durante o Show Rural de Inverno e a Coopavel apresentou suas ações para fomentar o aumento da produção por hectare.

Paranhos destacou a importância de, em poucos anos, o Brasil se tornar autossustentável na produção de trigo.

“A gente já teve essa marca há algum tempo atrás e agora a Coopavel traz esse desafio para que nós possamos produzir. E essa safra já será a largada, porque nós teremos uma supersafra de trigo e ter o lançamento aqui em Cascavel, no Show Rural Coopavel, é motivo de alegria”, enfatizou o prefeito.

Anúncio

No ano passado, a média de produção foi de 2,6 mil quilos de trigo por hectare, mas os experimentos feitos pela Coopavel, onde foi realizada a colheita hoje, tem média de 4,8 mil quilos por hectare e pode chegar a 6 mil.

A expectativa é de que o Paraná colha, neste ano, 3,8 milhões de toneladas. Já o Brasil deve produzir aproximadamente 9,5 milhões de toneladas. O consumo nacional, no entanto, é de 13 milhões.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destaca o aumento da produção na área onde hoje foi dada a largada para a colheita da safra é de 60% e destacou que é possível aumentar ainda mais esse percentual.

Há uma escassez internacional do produto e se o Brasil não ficar atento para investir na produção, poderá ter dificuldade na hora de importar.

“O mundo está demandando trigo, a Rússia e Ucrânia são responsáveis por 30% da exportação em todo mundo e a guerra entre eles complicou a produção. Há um bloqueio econômico internacional, então é um momento bom para o trigo. Momento do Brasil se firmar. Os consumidores de Rússia e Ucrânia terão que procurar outros caminhos”, enfatizou.

Para o secretário de Agricultura de Cascavel, Renato Segalla, o trigo é uma cultura que durante muitos anos ficou esquecida, por conta da falta de uma política de preços, dos riscos da produção e a falta de rentabilidade.

Ele destacou que o evento promovido pela Coopave resgata o incentivo aos produtores para ampliar suas lavouras de trigo, como uma opção para a safra de inverno.

“Nossa região trabalha muito forte o milho safrinha, mas o trigo atualmente vem apresentado algumas variedades que têm maior rentabilidade, maior resistência, inclusive, a todas a intempéries do tempo, principalmente a geada e nesse programa da Coopavel tem uma forma de rentabilizar o produtor com a aquisição de insumos e aquisição do produto”, observou.

Para o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o evento de hoje proporciona um momento de interação, ciência, conhecimento, inovação e pesquisa para o agro. Aquilo que vai chegar na fazendinha, na roça, na pequena propriedade rural como forma diferente de melhor fazer a agricultura. Todos nós buscamos fazer mais e melhor com menos recurso. É a forma de ser sustentável”, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading