
O cardeal Giovanni Angelo Becciu não participará do Conclave para a eleição do novo Papa, que terá início na noite de quarta-feira, 7 de maio. O cardeal da Sardenha anunciou isso em uma declaração:
“Tendo em mente o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir à comunhão e à serenidade do Conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco de não entrar em Conclave, permanecendo convencido de minha inocência. A decisão foi tomada para “o bem da Igreja” e “para contribuir à comunhão e à serenidade do Conclave.”.
Entenda o caso:
Becciu, um influente cardeal italiano, foi afastado de suas funções em 2020 pelo Papa Francisco após denúncias de corrupção. Ele foi acusado de envolvimento em um investimento imobiliário controverso em Londres, onde fundos da Igreja foram usados para adquirir um prédio de luxo.
Além disso, houve alegações de que ele direcionou recursos para uma instituição de caridade administrada por seu irmão. Em 2023, Becciu foi condenado a cinco anos e meio de prisão por peculato e fraude, tornando-se o primeiro cardeal a ser julgado e condenado por um tribunal do Vaticano.
O início do Conclave que vai definir o sucessor do Papa Francisco está marcado para começar no dia 7 de maio.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO