A Câmara de Vereadores de Corbélia aprovou em segunda votação o Projeto de Lei Nº14/2023 do poder executivo que permite o financiamento de R$15 milhões da Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal. A sessão ocorreu na noite desta segunda-feira, 26, e a casa de leis contou com um grande número de moradores assistindo presencialmente.
O projeto gerou diversas discussões em torno dos projetos que serão executados. Todo o montante solicitado pelo executivo, de acordo com o projeto, deverá ser utilizado em obras de infraestrutura do município de Corbélia, sede e distritos, entre eles reformas de escolas, e construção de espaço esportivo, além da sonhada revitalização do lago municipal.
Apesar das justificativas e questionamentos o poder executivo não enviou à câmara o detalhamento de cada projeto como vinha sendo solicitado pelos vereadores Volmir Reis Nenec (PSC), Francisco Rossoni Neto (PSC) e Nei Pauvels (PSC). Justificados pela falta de informações em torno das obras que serão executadas com o valor requerido, todos os três votaram contrários a aprovação.
Francisco Rossoni Neto (PSC) citou por várias vezes a recusa dos vereadores ao pedido de vistas feito na sessão anterior. O vereador ainda citou a obrigatoriedade do poder executivo em apresentar as informações solicitadas pela câmara. “Nós somos duas casas, dois poderes, e é claro que o executivo tem a obrigação de nos apresentar. Acredito eu! Mas eu acredito também que houve uma questão de vaidade por parte de alguns vereadores, talvez levaram isso como uma queda de braço pra mostrar força. E nem sequer nos concederam o pedido de vistas. O que nós pediríamos no vistas de tão extraordinário assim que o Senhores não nos concederam? ”
O projeto que solicita a autorização para a contratação do crédito através do FINISA, foi encaminhado à Câmara de Vereadores do Município, passou por duas comissões e entrou em primeira votação na última segunda-feira, 19.
Todo o montante solicitado pelo executivo, de acordo com o projeto, deverá ser utilizado em obras de infraestrutura do município de Corbélia, sede e distritos, entre eles reformas de escolas, e construção de espaço esportivo, além da sonhada revitalização do lago municipal.
“Consideração, que há previsão de aplicação dos recursos em empreendimentos de infraestrutura de drenagem, pavimentação, calçadas em vias urbanas na sede do Município, Distrito de Nossa Senhora da Penha e Distrito do Ouro Verde do Piquiri, atendendo demandas da Comunidade através dos Vereadores, construção do Parque de Máquinas anexo a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e a Secretaria Municipal de Agricultura, que atualmente estão alocadas provisoriamente no Centro de Eventos, revitalização do Estádio Municipal, revitalização do Centro Cultural, construção do Centro Esportivo do Bairro Jardim Vera Lúcia, ampliação do CMEI Construindo O Saber no bairro Vila Unida, construção de pontos de ônibus na sede do município, construção de módulos de salas de aula na Escola Municipal Castro Alves, construção de pontes e revitalização do Lago Municipal dentre outras obras de infraestrutura.”
No projeto apresentado, o Prefeito esclarece que haverá uma contrapartida do próprio município na construção do novo CMEI do Distrito da Penha, e também na construção do novo Centro de Educação Especial.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO