Nova Aurora tem o pé de mamão mais alto do mundo, e é reconhecido pelo Guinness

Esta reportagem sofreu alterações de informação no dia 13 de abril de 2022 as 9h30min: O Guinness Word Records anunciou que a localização do maior pé de mamão do mundo fica em Nova Aurora, e não em Cafelândia como ele havia divulgado inicialmente.

Os brasileiros Tarcísio Foltz e Gilberto Franz descobriram o pé de mamão mais alto do mundo, com 14,55 metros de altura. A árvore foi verificada em Nova Aurora, Paraná, Brasil, no dia 2 de setembro de 2021.

No começo do ano passado, Tarcísio percebeu que o pé de mamão, que fica na fazenda dele, era muito alto. Tarcísio convidou então seu amigo (e anterior dono da fazenda) Gilberto Franz para medir a impressionante árvore usando um drone.

Depois de três meses, decidiram medir a árvore oficialmente, e com a ajuda de uma equipe de especialistas em medições confirmaram a altura da árvore. Foi assim que descobriram que Nova Aurora, tinha o pé de mamão mais alto do mundo.

O mamão é uma fruta muito gostosa e muito importante para a gastronomia brasileira. É típico de regiões tropicais e subtropicais, portanto se adapta bem ao clima do país, fazendo do Brasil um dos maiores produtores dessa fruta no mundo.

Os recordistas estão impressionados com essa vitória, e desejam divulgar o nome de Nova Aurora, pelo mundo. Também querem que os habitantes da cidade sintam gratidão e orgulho de suas raízes.

“Meu objetivo é mostrar que existem várias formas do ser humano ser feliz, e  me senti muito feliz em compartilhar essa proeza”. Disse Gilberto

Assista ao vídeo produzido pelo próprio agricultor ao fim da reportagem.

Tarcísio Foltz e Gilberto Franz tiveram momentos de dificuldade, pois quando estavam no processo de verificação do recorde houve uma geada no local, e o mamoeiro estava perdendo suas folhas e frutos. Uma das regras do Guinness World Records é que a árvore precisa estar viva. A árvore demorou quase quatro meses para se recuperar.

“Sei que o Guinness World Records registra e documenta as melhores coisas, o melhor em tudo, e exatamente por isso é algo muito sério. E para mim é uma honra muito grande, estou muito feliz e tenho muito orgulho de ser um recordista reconhecido pela instituição mais importante no assunto em todo o mundo”. Disse Gilberto

O mamoeiro é uma árvore de caule alto, com folhas grandes que crescem em espiral ao redor do caule. Geralmente leva cerca de três anos para atingir a maturidade e começar a produzir frutas. Essas frutas crescem em cachos dentro das grandes folhas protetoras da árvore. Normalmente os mamões crescem até cerca de dez metros de comprimento.

Quando a planta atinge a altura de aproximadamente 90 centímetros, é possível dizer se é uma planta macho ou fêmea. A flor do mamoeiro fêmea fica próxima ao caule e é maior que a da planta macho. É necessário que haja pelo menos um mamoeiro macho para cada 10 ou 15 mamoeiros fêmea.

A adubação das plantas deve ser orgânica para mantê-las mais saudáveis, podendo ser feita com esterco de galinha ou gado.

Geralmente o fruto amadurece em 4 a 6 semanas após a abertura da flor, e então pode-se fazer a colheita. 

O recorde anterior para o mamoeiro mais alto do mundo era de 14,07 metros de altura. O mamoeiro era de Jhantu Paul, da Índia, e foi verificado no dia 22 de janeiro de 2017.

Parabéns Tarcísio e Gilberto, agora vocês são Officially Amazing!

Assista ao vídeo produzido pelo próprio agricultor

Fonte Guineess Book

Conteúdo Protegido