O Programa de Inseminação Artificial de Cafelândia está com as inscrições abertas para produtores rurais que estejam interessados em realizar o procedimento de forma gratuita.
A ação é desenvolvida através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e tem como objetivos principais, uma melhoria na genética do rebanho e a qualidade de produção leiteira a um baixo custo.
Para participar do programa, o produtor deve preencher alguns pré-requisitos, que são: possuir cadastro atualizado do rebanho junto a Adapar, apresentar exames de brucelose e tuberculose anualmente, entregar mensalmente a nota do produtor rural na secretaria e ainda ter instalações adequadas para contenção dos animais.
Todo o procedimento ficará à cargo da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, ficando ao produtor rural apenas o custo do sêmen utilizado na intervenção.
“Fica ainda inteiramente de responsabilidade do produtor, avisar os profissionais responsáveis quando os animais estão aptos a receber a inseminação. Queremos com esse programa, melhorar os plantéis genéticos dos animais, auxiliar no aumento da produção e na qualidade do leite, ter um melhor controle de doenças sexualmente transmissíveis, realizar a correção das deficiências de conformação dos animais e auxiliar as famílias com aumento da renda, diminuindo os custos na propriedade”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leonardo Koehler.
Estarão à disposição sêmen de touros das raças Holandês, Gir, Girolanda, Jersey, Nelore mocho, Tabapuã e Brahman. “Qualquer produtor que tenha um animal poderá participar, desde que preencha os pré-requisitos estabelecidos. Algumas cobranças são necessárias para o programa, para que possamos assegurar a saúde dos animais no município e ganharmos mais força na bacia leiteira de Cafelândia”, destacou.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO