O terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti – LIRAa – de 2022 resultou em um risco médio de infestação de Dengue em Cafelândia. Os dados foram coletados na última semana (04 a 08 de julho) pelo setor de Endemias, responsável pela coleta e análise dos dados e indicam o índice de infestação predial no município de 2,2%.
De acordo com o setor responsável, o terceiro índice encerrado nesta semana, traz um número além do recomendado. “A Organização Mundial da Saúde preconiza menos de 1% como ideal. Segundo os dados coletados, já estamos com 2,2% o que indica um risco médio de infestação de Dengue no município”, afirmou a coordenadora de Endemias, Kelli Cristina Dias da Silva de Oliveira.
Ainda segundo a coordenadora, o que assusta a equipe é o alto índice durante o inverno. “Tivemos um veranico, dias quentes neste inverno, porém, mesmo assim, bastante dias com temperaturas baixas e mesmo assim estamos com os índices do Aedes alto. Isso nos deixa apreensivo do que pode vir ainda nos dias mais quentes. A Regional de Saúde optou por não enviar o carro do fumacê já que outros municípios estão com índices piores do que o nosso, isso só reforça o alerta que cada um precisa fazer a sua parte; eliminado os criadores do mosquito”, destacou.
Segundo os dados do setor de Endemias e Epidemiologia, são 1670 notificações, 847 casos positivos,445 casos negativos e mais 1670 aguardando resultado.
Comitê de Combate à Dengue
Pensando em ações estratégicas e que envolvam toda a comunidade, a secretaria de Saúde, através da Endemias criou também, na última semana, o Comitê de Combate à Dengue, com a participação de todos os órgãos da sociedade civil, Igrejas, entidades, associações e clubes de serviço e a ideia é unir forças e estratégias para combater o Aedes.
Fonte: Assessoria
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO