O Prefeito de Cafelândia Culestino Kiara reuniu a imprensa de toda região na manhã desta quarta-feira, 26, para anunciar o lançamento da primeira edição da ExpoCaf que comemora os 40 anos do município. A coletiva de imprensa contou com a presença de toda equipe de governo, entre eles o vice-prefeito Valdir Feltrin, presidente da Câmara de Vereadores Adilson Alves Garcia, o Secretário de Governo Claudemir Camilo e o Presidente da Associação Comercial de Cafelândia Rivelino Skura, além de vereadores e autoridades locais.
A ExpoCaf será realizada entre os dias de 24 a 26 de novembro (quinta à sábado) com shows gratuitos todos os dias: Amado Batista (24); Fernando e Sorocaba (25) e Adson e Alana (26).
A organização da festa explicou os motivos que levaram não estender as celebrações também no domingo, segundo eles, é preciso um dia de descanso tanto para os organizadores quanto para o próprio comércio que estará expondo, e para que a segunda-feira de trabalho não seja prejudicada. A sexta-feira, 25, é a data de aniversário, e será feriado municipal. Pela manhã haverá uma missa de Ação de Graças que está sendo preparada pela Paróquia.
Toda festa acontece dentro do Estádio Municipal, que será preparado, e organizado para receber os shows, e exposições e feira. A festa contará com exposição do comércio local, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para as crianças todos os dias. A praça de alimentação será coberta, com um palco menor que trará shows locais durante os três dias de festa.
O Prefeito Dr. Culestino falou da felicidade em lançar o evento depois de seis anos sem a tradicional festa do município, agora com um novo nome. Ele lembrou também da impossibilidade de realização de eventos no período da pandemia, o que fez com que o município pudesse se programar ainda melhor para esta edição. Segundo ele, a festa já vem sendo programada desde 2021, inclusive com a contratação dos cantores. Culestino ressaltou que a população é merecedora de um grande evento para comemorar os 40 anos do município.
O Secretário de Governo Claudemir Camilo é o Presidente Comissão Central Organizadora da festa, ao lado da Secretária de Educação Rozane Maria Dal Molin Pitol, que ocupa o cargo de vice-presidente. Foi Camilo o responsável por explicar o motivo da mudança de nome da festa, que de acordo com ele a marca “Festa do Frango” foi registrada por uma outra entidade, o que impossibilitou a utilização da marca e obrigou a CCO escolher um novo nome. “A comemoração dos 40 anos vai ficar pra história, assim como esse governo também vai ficar.”
Rivelino Skura, presidente da ACICAF falou da importância em se ter um evento como esse para todo o comércio de Cafelândia, principalmente pelo movimento financeiro que ele carrega para dentro do município.
“Para o comercio é sempre uma alegria participar de um evento como a Expocaf, e acima de tudo shows gratuitos trazem movimentação e pessoas de fora, isso movimenta o comércio. Ficamos felizes em saber da questão financeira, e adminsitrativa falada aqui pelo Prefeito, isso também é importante para que o comércio seja movimentado.”
O Presidente da Câmara, Adilson Garcia lembrou que hoje Cafelândia atua com um sistema diferente de trabalho, com união entre os poderes, o que é bom para a população. “O vereador tem um papel muito importante, nós temos que trabalhar para o município, unir as forças, e isso foi o compromisso que nós assumimos no primeiro dia.” Adilson finalizou elogiando os trabalhos realizandos e desejando uma excelente festa a todos.
Quem visitar a Expocaf irá contar com uma segurança reforçada, Camilo antecipou que uma equipe de segurança terceirizada será contratada para atender a festa, e atrelado a isso haverá ainda a instalação de ao menos 35 câmeras dentro do complexo, com uma central de monitoramento ao vivo, além do reforço da Polícia Militar.
A Rua João Lili Círico, que fica em frente ao Estádio, não será fechada como nas festas anteriores, o que trará mais tranquilidade para os moradores poderem transitar normalmente nos três dias de evento.
A Expocaf vai comemorar os 40 anos de Cafelândia com uma homenagem especial aos pioneiros do município, e um museu com fotografias e filmagens está sendo instalado logo na entrada da festa. O local é uma homenagem aos desbravadores e primeiros moradores de Cafelândia.
A comercialização dos espaços para expositores já inicia nesta segunda-feira, 31, e o comércio local terá prioridade e preço inferior aos demais. Segundo o prefeito essa foi a maneira encotrada de valorizar os empresários de Cafelândia. Os preços dos espaços serão tabelados por meio de um decreto que será publicado nos próximos dias, trazendo transparência e igualdade nas aquisições de estandes.
Os portões serão abertos todos os dias às 19h, e haverá uma única entrada para o espaço da festa, com três catracas destinas as mulheres e três aos homens. Não será permitida a entrada com bebidas, e todos visitantes passarão por revista.
A expectativa da organização é de que em média 15 mil pessoas passem por dia no evento.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO