Todos os anos, no mês de setembro, centenas de pessoas saem em peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Salette, em Braganey. A caminhada chega a durar 4 horas para alguns, é um misto de fé, pedidos e agradecimentos. O período é importantíssimo para o Santuário e para o município, pois com cada vez mais adeptos o turismo religioso é crescente na cidade e se tornou destino de muitos de fiéis.
Segundo dados do Ministério do Turismo cerca de s 17,7 milhões de viajantes motivados pela fé passaram por destinos com grandes atrações turísticas voltadas ao segmento, e a comunidade do Santuário de Braganey está trabalhando para impulsionar ainda mais o número de devotos que visitam a cidade. A chegada destes romeiros exige preparação e organização tanto por parte da Paróquia, mas também do próprio município.
O Santuário Nossa Senhora da Salette instituiu recentemente a Pastoral do Turismo, já no mês de abril todos os membros puderam participar de um curso qualificação gratuito oferecido pelo SENAC sobre Organização e Planejamento do Receptivo Turístico. Nos cinco encontros os participantes puderam aprender um pouco mais sobre recepção dos turistas e como agir de forma organizada; Serviços e infraestruturas de apoio e suporte ao turismo; Inovação, criatividade e colaboração no turismo entre outros.
O Pe. Edvanderson Cordeiro explica que a criação da Pastoral do Turismo Religioso é fundamental e indispensável para o crescimento sustentável do turismo, e contribuirá com toda a sociedade de Braganey. “A Pastoral do Turismo Religioso se institui a partir de duas direções distintas e complementares: a comunidade local e o turista. Na perspectiva da primeira direção o foco é prover acolhida cristã aos turistas, cuidando principalmente do sentido da hospitalidade, bem como a atenção da Igreja para com as necessidades especiais da comunidade local atuante em empresas turísticas por meio de ações especiais. Já na perspectiva do turista, a função da pastoral é convidá-los a interessarem pela comunidade que os recebe, procurando fazer com que haja demonstração e desejo por parte destes em conhecer os valores da comunidade que os recebe, bem como expressando lhes solidariedade.”
E não é preciso datas especiais para se notar a presença de turistas religiosos no Santuário. No domingo, 23/06, uma caravana da Paróquia Santa Luzia com mais de 40 pessoas visitou a igreja e participou da Santa Missa, celebrada às 8h30min.
Desta forma, turismo religioso no município de Braganey impulsiona não só o aumento de visitas no Santuário, mas também na economia local. Com mais turistas visitando a cidade, maior será o número de hospedagens e consumo no comércio. “A Pastoral do turismo estadeia como intuito, fazer com que todo o âmbito empresarial e profissional do setor turístico compreenda e se atente às questões sociais e principalmente com o vínculo à ética e respeito à dignidade da pessoa e dos direitos humanos, por meio da prática do princípio de solidariedade e da justiça nas relações profissionais”
Fonte: Assessoria de Imprensa – Santuário Nossa Senhora da Salette
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO