Cascavel brilhou mais uma vez em modalidades paraesportivas no último fim de semana. Alunos-atletas de várias escolas de Cascavel participaram das Paralimpíadas Escolares Brasileiras – Fase Regional, que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo de 8 a 11 de setembro.
Cascavel foi representada por um paratleta de natação e seis no atletismo. Foram sete atletas participantes e todos medalhistas. A competição é o maior evento do mundo para pessoas com deficiência, na categoria escolar.
Bianca Gonçalves, do Colégio Estadual do Jardim Santa Felicidade, trouxe três ouros na natação, nas categorias 100 metros livre, 100 metros costas e 50 metros livres.
No atletismo, o ouro veio com Eduardo Baroni nas categorias arremesso de peso e salto em distância. Ele também conquistou a prata nos 400 metros. Quem também conquistou o primeiro lugar foi Andrey Cordeiro Lopes, nos 400 metros. Andrey trouxe uma medalha de prata ao conquistar o 2º lugar nos 100 metros.
A lista de medalhas conquistadas pelos atletas cascavelenses no atletismo também inclui Kamilly Varela, que ficou em 2º lugar nos 150 metros e 3º nos 60 metros. Eduardo Allan Morais conquistou o 2º lugar nos 250 metros; Gabriel Silva conquistou o 3º lugar nos 75 metros. Helena Boer subiu ao pódio com o terceiro lugar na categoria 150 metros.
Os paratletas representam escolas estaduais, particulares e a Apae de Cascavel. Os treinos são realizados por meio do Setor de Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Eles têm como treinadores os professores Victor Emanuel Abrozino,
técnico de atletismo da equipe Paradesporto e técnico no CNTA; Verônica Terluk, técnica de natação da equipe do Paradesporto; Josenite Moreto, professora da APAE Cascavel e Pollyana Bastos, coordenadora do Paradesporto e responsável das modalidades.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO