Atletas estudantes da Apae Razão de Viver de Anahy estão participando nesta sexta-feira, 10 da 22ª edição das Olimpíadas das Apaes que acontece em Cascavel no Complexo Esportivo Ciro Nardi. O evento é organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer e o Conselho Regional da Apae Cascavel.
Esta edição das Olímpiadas das Apaes é classificatória para a fase estadual que ocorrerá de 23 a 28 de agosto em Foz do Iguaçu. Os classificados na fase estadual, em Foz , passam para a final nacional no mês de dezembro, em Aracajú, Sergipe. Presente ao evento o senador Flávio Arns, destacou que “nesta área existe toda uma estrutura grande no Brasil, inclusive com a Associação Brasileira de Desporto para pessoas com deficiência intelectual para participar de paralimpíadas e competições internacionais”.
Três alunos da escola estão participando das disputas: Ailton Rocha, tem deficiência intelectual, e esta participando na modalidade de atletismo (corrida 400 m e 800 m); Edvaldo Julião, possui deficiência intelectual, e também esta participando na modalidade atletismo (corrida 400 m e 800 m) e Maria Rosângela Maia, que possui deficiência múltipla, compete na modalidade de Tênis de mesa, e já garantiu medalha de ouro. Com o 1º lugar a nível regional Maria se classifica para a competição Estadual.
A Coordenadora Pedagógica Edimara Zanatta conta que os alunos são treinados e incentivados pelo professor Emerson Alves que dá aulas de Educação Física. Ela conta que ele é o propulsor desses alunos no esporte. “Ele que da todo este incentivo e apoio para nossos alunos. O professor prepara treinos intensivos durante o ano letivo, para que os nossos alunos estejam preparados para as competições.”
Edimara conta também que em eventos como estes os alunos podem ter experiências diferentes do dia-a-dia, além de fazer novas amizades e conhecerem novos lugares. “Também eles ficam muito feliz em poder rever colegas de outras escolas, porque as olimpíadas permite esse momento de interação entre eles. É um momento de descontração, porque sai da rotina da sala de aula, da cidade eles conhecem um novo espaço que muitos as vezes nem tem a oportunidade de sair do município”.
O Prefeito Carlos Reis comemorou a participação dos alunos no evento, ele como professor, aponta o esporte como um caminho para a inclusão, e desafia não só os próprios alunos, mas pais e professores. “Um evento esportivo como esse promove a inclusão, a conquista, oportunidade e ultrapassar barreiras que esses alunos podem nunca ter imaginado. Ficamos muito felizes com a participação desses três alunos, eles se dedicaram e continuarão se dedicando a algo que vai levar o nome de Anahy para muitos lugares.” Para o prefeito mais que medalhas, o esporte traz a conquista de emoções novas que os atletas experimentam além dos muros da escola.
Os municípios representados na Olimpíada Regional são Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Ibema, Nova Aurora, Três Barras, Vera Cruz e Santa Tereza do Oeste. “Temos quinze delegações isso é importante, porque mostra a capacidade, o empenho , a garra dos atletas que estão nas Apaes. E esse congraçamento nos enche de orgulho nós queremos agradecer todo o empenho e apoio que Governo Municipal esta fazendo dado a estes atletas”, frisou o coordenador regional das Apaes, Pedro Martendal.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO