As melhores formas de aprender receitas na internet

Você já tentou procurar uma receita na internet e se viu perdido em meio à tantas opções? Este é um direcionamento básico para você aprender a escolher as receitas certas para reproduzir em casa.

Handsome chef jugglery with vegetable

Você já percebeu como é muito mais fácil cozinhar hoje em dia? Quem é da época que nossas receitas vinham dos caderninhos da vovó ou das revistas de receitas que as livrarias vendiam percebeu claramente essa mudança.

Se você já atingiu uma certa idade como eu (calma, está tudo bem!), talvez se lembre de ficar rodeando a mãe, a vó ou as tias na cozinha tentando aprender alguma coisa. Aprender uma receita de bolo exigia mais dedicação e tempo. Hoje, você descobre como fazer um bolo no YouTube em 5 minutos. Isso quando não é um bolo de caneca que vai no micro-ondas e fica pronto em, sei lá, 2 minutos?!

O fato é que existe muito material disponível na internet. Mas muito mesmo! Então precisamos filtrar materiais bons e ruins na hora de tentar fazer uma receita. Você já acordou inspirado em um dia e decidiu: “hoje eu vou aprender a fazer uma feijoada” e se deparou com tanta receita diferente que ficou com preguiça de fazer? Pois é, eu já. Quando comecei a usar a internet para aprender novas receitas, tinha muita dificuldade em encontrar boas receitas no meio de tantas opções. Por isso, o intuito desse texto é ajudar a vocês na hora da escolha de uma receita para reproduzir.

O primeiro critério que você precisa adotar na hora de buscar uma receita na internet é buscar páginas confiáveis. Páginas da internet bastante famosas como o Tudo Gostoso1 (links no final do texto) podem ser uma boa opção, mas exige um cuidado redobrado. Sites como esse são atualizados pelos próprios usuários. Então, quando você vai procurar uma receita de feijoada no Tudo Gostoso, você vai se deparar com milhares de receitas, cada uma feita em uma região por uma receita diferente e é muito difícil escolher a que você prefere fazer. Portanto, é importante escolher páginas criadas por cozinheiros profissionais, onde você pode ver as receitas e fazer as adaptações da maneira que preferir. Dessa forma, uma página que eu realmente recomendo é a Panelinha2 Esse site foi criado pela cozinheira Rita Lobo e contém milhares de receitas, todas muito bem testadas criativas e, na maioria, bem práticas para fazer no dia-a-dia. É a segunda vez que eu cito a Rita Lobo nos meus textos. Sou fã assumido da linguagem das receitas dela, que conversam muito bem com cozinheiros profissionais e com quem erra até na hora de esquentar a água do café (acontece, gente, está tudo bem também!).

Mas vamos ao rei das receitas na internet. A fonte de quase todas as receitas que eu procuro atualmente: o YouTube3. Não estou falando que é a única plataforma de vídeos onde você vai encontrar ótimas receitas, mas estou falando que é a melhor. Isso sim. Mas, mesmo no YouTube, o número de materiais disponíveis é imenso. Existe aquela frase antiga que diz que “se não está no google, não existe”. Eu digo o mesmo para o YouTube no quesito receitas. Se a receita não está no YouTube, tenha certeza que isso realmente existe? Então é necessário filtrar os bons materiais também.

Você vai encontrar centenas de canais dedicados às receitas na plataforma de vídeos mais famosa do mundo, mas alguns deles realmente merecem destaque. Um deles é o canal Nhac GNT4, perfil oficial do canal GNT da TV fechada na internet. Lá você encontra receitas dos maiores programas do canal: o Cozinha Prática com a Rita Lobo (olha ela de novo e vai se acostumando), do Perto do Fogo com o Felipe Bronze, um dos maiores chefs do Brasil, do Rainha da Cocada com a Raíza Costa, uma das grandes confeiteiras da internet e também os vídeos do Tempero de Família, com o Rodrigo Hilbert, que também serve para quem não quer nem aprender a cozinhar, só ficar babando mesmo (se é que vocês me entendem). Com tanto conteúdo, o Nhac é uma das maiores fontes de receitas do YouTube e deve ser levado em consideração na hora de você escolher uma receita.

NHAC GNT chega a 1 milhão de inscritos no YouTube e traz receitas do Milhão  - ABC da Comunicação
Rodrigo Hilbert no canal Nhac GNT. Um cozinheiro que virou meme e ganhou a internet.

Outro canal que eu sou espectador assíduo chama-se Cansei de Ser Chef5, do cozinheiro Bruno Salomão. O Bruno trabalhou em muitas cozinhas profissionais e se especializou em eventos de churrasco. O canal dele surgiu ensinando tudo que você precisa saber sobre fazer um ótimo churrasco, mas se dividiu em dois durante o processo. Hoje em dia também encontramos muitas receitas de cozinha brasileira regional por lá. Não é todo dia que você vê um chef nordestino ensinando a fazer um Entrevero, que é um prato tipicamente sulista, né?! O canal do Bruno tem muito conteúdo de altíssima qualidade e também merece ser visitado.

Mais um canal variado, com muito conteúdo e uma ótima produção é o Tastemade Brasil6. Inspirado em uma página gringa, o Tastemade traz uma infinidade de conteúdo. O meu preferido é o Comida de Cinema, com a Isadora Becker. Nesse especial do canal, ela ensina a fazer as receitas mais clássicas dos filmes. Você já quis aprender a fazer o pãozinho chinês do filme Kung Fu Panda? Ou que tal o Lembas de O Senhor dos Aneis? É lá que você vai encontrar!

Por último, mas não menos importante, vamos aos doces. Para fazer doces, você precisa de receitas muito bem testadas e precisas, com quantidades bem calculadas. Por isso, eu recomendo o canal da Raíza Costa7 e o da Danielle Noce8. Basicamente todas as receitas de confeitaria que eu preciso, eu procuro nesses dois canais.

Para concluir, se você acorda num belo dia e fala: “hoje eu vou aprender a fazer um bolo de cenoura”. Você vai pegar a receita da Raíza Costa (rainha dos doces, sério!), ou do seu Cleito, que tem 4 inscritos no YouTube e não tá nem aí pra qualidade dos seus vídeos? Essa é a importância de separar bons conteúdos de conteúdos ruins. Esses são apenas alguns exemplos de canais muito bons com receitas, ainda posso falar que o Alex Atala9 (monstro sagrado) também tem um canal no YouTube. O Mohamad Hindi10, aquele do Masterchef, também tem um ótimo canal. O importante é escolher a sua próxima receita pela qualidade.

Ficou com alguma dúvida? Pode me mandar! Conversa comigo no instagram.com/Schecheli ou no facebook.com/Schecheli. Ah! Antes que eu me esqueça! Eu também posto muitas receitas na minha página do Instagram. Todas elas bem detalhadas, explicadas e com as dúvidas dos seguidores respondidas. Estou esperando vocês lá!

Links:

1: Tudo Gostoso: https://www.tudogostoso.com.br/

2: Panelinha: https://www.panelinha.com.br/

3: Youtube: https://www.youtube.com/

4: Nhac GNT: https://www.youtube.com/channel/UCr-FSSGzeh9Q9iuQWDhW_gQ

5: Cansei de Ser Chef: https://www.youtube.com/channel/UCIyuiSVpn80UJFMs7q8dPuA

6: Tastemade Brasil: https://www.youtube.com/user/tastemadebr

7: Raíza Costa: https://www.youtube.com/user/raizabdcosta

8: Dani Noce: https://www.youtube.com/user/nocedanielle

9: Alex Atala: https://www.youtube.com/channel/UCJjOGQR8Ymyv3kAHWSNOSlQ10: Mohamad Hindi: https://www.youtube.com/channel/UC92stP3p40WmY-6-8X14zbQ

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: