400 views 3 min 0 Comment

Aquisição de novos equipamentos pelo programa Agora Tem Especialistas vai expandir e fortalecer o tratamento de câncer no Paraná

Anúncio

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta sexta-feira, 29, o investimento de R$ 142,3 milhões para aquisição de novos equipamentos que vão ampliar e fortalecer o tratamento do câncer no SUS, uma das áreas prioritárias do Programa Agora Tem Especialistas.

A iniciativa possibilitará que estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, regiões historicamente carentes em serviços oncológicos, passem a contar com equipamentos modernos e especializados. Dezesseis equipamentos, entre aceleradores lineares e tomógrafos, vão beneficiar nove estados.

O Paraná receberá um acelerador linear de R$ 10,3 milhões, destinado à União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer, que hoje recebe a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão.

Anúncio

A partir da seleção feita pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), o total de 13 aceleradores lineares serão destinados aos estados de Pernambuco (2), Goiás (1), Paraíba (1), Ceará (1), São Paulo (5), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Paraná (1); e três tomógrafos para Rio de Janeiro (1), Ceará (1) e São Paulo (1). Esses equipamentos começarão a funcionar a partir do ano que vem.

Até o final de 2026, o Agora Tem Especialistas vai destinar 121 aceleradores lineares para todo o Brasil, ampliando o acesso a radioterapia para 84,7 mil novos pacientes por ano. Desse total, 12 já foram entregues em cinco estados: CE, RS, SP, RJ e PI.

Agora Tem Especialistas mobiliza rede pública e privada para ampliar atendimento
Para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o Agora Tem Especialistas mobiliza toda a estrutura de saúde do Brasil, tanto pública quanto privada. Além do fortalecimento do tratamento oncológico com a aquisição de novos aceleradores lineares e o lançamento do Super Centro de Diagnóstico do Câncer, o programa conta com uma série de iniciativas.

Anúncio

Já estão em andamento, por exemplo, o início de atendimentos por um hospital de plano de saúde em Recife; a realização de mutirões em hospitais públicos e locais remotos; a ampliação de turnos de atendimento; a distribuição de 3 mil kits de telessaúde para equipar as Unidades Básicas de Saúde; e a editais em curso para expandir a oferta de Núcleos de Telessaúde no país.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.