O novo prédio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social Corbélia) na Rua Tulipa abre as portas para uma nova fase de atendimento para a população do município. A obra já se arrastava por quase cinco anos de mudanças entre licitações, investimentos, quebras de contrato até finalmente a conclusão neste mês de Setembro. A equipe dos servidores do Centro sairá das dependências da sede da Câmara Municipal em Outubro, para enfim, começar uma nova história.
Tudo começou em 2014, quando a obra foi licitada por necessidade de um espaço específico para atendimento aos grupos prioritários. A obra teve o início um pouco mais tarde, em outubro de 2015, mas logo começaram os impedimentos. A obra ficou abandonada por mais de dois anos, e somente em 2017, o município rompeu o contrato com a empreiteira que era responsável pela construção pelo abandono.
Dali em diante, começou a nova saga de reestruturação do projeto, que estava parado. A Caixa Econômica Federal só conseguiu em março de 2019, autorizar a licitar o retorno da obra, que custou R$308.425 mil do Fundo Nacional de Assistência Social, e mais R$30 mil do município de Corbélia.
A obra que ficou parada por quase cinco anos, passou pela estruturação necessária em aproximadamente sete meses. Com a inauguração prevista para o início de outubro, a Secretária de Assistência Social de Corbélia, Rosane Tomazini, garante que o novo espaço contemplará as atividades necessárias.
“A equipe técnica é a mesma, o que a gente vai mudar é espaço, tudo o que ela faz, vai continuar fazendo, poderia ter mudança no atendimento se a equipe fosse maior. O município de Corbélia tem uma equipe essencial para ter um CRAS. A gente pretende implantar novos programas para o ano que vem. Então dentro do CRAS é o atendimento para a população que procura o serviço. Ela procura o Cras e os técnicos fazem o encaminhamento. A gente chama de serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, mas os grupos não estão dentro da estrutura e sim fora. Temos grupos em vários bairros”.
A equipe atual do CRAS conta com 30 servidores, além dos oficineiros que trabalham por licitação, nos diferentes pontos da cidade onde o CRAS atende. Entre os programas do CRAS, estão o Centro de Convivência de Idosos, atendimento ao público, Cadastro Único, Bolsa Família, o Fortalecimento de Vínculos, serviço para pequenos grupos que fazem parte de benefícios sociais além do auxílio de relação da família com o idoso.
De acordo com a Secretária, apesar do novo espaço, os equipamentos continuam os mesmos de antes, desde o funcionamento na sede da Câmara em 2009. A licitação não contemplou novos móveis, e os recursos foram readequados para a reforma.
“O projeto inicial é de 2013, na época ele contemplava equipamentos. No entanto, o Fundo Nacional não entendeu como uma obra de construção contemplava também a mobília. Mas por conta da morosidade no processo de construção, esse recurso acabou indo para a obra, não sobrou para a compra de mobília, mas o CRAS hoje tem tudo que é necessário, computadores, cadeiras, data show”.
O desejo da equipe do CRAS de Corbélia era a inauguração o quanto antes, mas ainda são necessários os ajustes finais para que a obra seja entregue e inaugurada até o prazo do início do mês. Ainda será necessária a colocação das grades do prédio, o que impossibilita qualquer atividade seja iniciada no local, por conta de segurança no prédio.
Ainda com todo o tempo entre obras, licitações e inauguração, a espera valeu a pena para os colaboradores do CRAS. Rosana Tomazini enfatiza que mesmo com a mudança do prédio, as melhorias não devem parar por aí. “No CRAS novo a gente vai ter um espaço bacana que hoje a gente não tem, mas o trabalho continua sendo o mesmo, então como a gente tem essa equipe com o objetivo de continuar os atendimentos, melhorar a gente sabe que sempre pode”.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO