
Na noite do último sábado, 18, a Receita Federal realizou a apreensão de animais exóticos durante uma inspeção na Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, no Paraguai.
De acordo com os agentes a equipe abordou um táxi paraguaio quando ele passava pela aduana. Durante a vistoria no veículo foram encontrados 12 jacarés, 10 lagartixas de crista, uma sucuri e uma filhote de píton dentro da mochila de um passageiro.
Todos os animais estavam vivos e armazenados dentro de potes e sacos de pano. A fiscalização de rotina foi feita em parceria com a Polícia Federal e a Força Nacional. O homem é brasileiro e contou aos agentes que tinha comprado os animais exóticos no Paraguai. Ele estava voltando ao Brasil e disse que levaria as espécies para São Paulo, aonde tinha objetivo de revender de maneira ilegal.
Segundo a Receita Federal, o homem não apresentou nenhuma documentação que autorizasse o transporte dos animais. Ele também informou aos agentes que esta não era a primeira vez que transportava espécies exóticas desta maneira.
Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Eco Park, em Foz do Iguaçu, onde passarão por avaliação veterinária. A previsão é de que na segunda-feira (20), eles sejam levados para o Instituto Água e Terra (IAT).
Conforme a Receita Federal, o transporte irregular de animais silvestres ou exóticos é considerado crime ambiental, sujeito a sanções penais e administrativas.
O homem foi levado para a delegacia da Polícia Federal, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que uma infração de menor potencial ofensivo.
Fonte: G1
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO