O Departamento Municipal de Saúde de Anahy confirmou na manhã desta terça-feira, 20, o primeiro caso de chikungunya no município.
O caso é registrado com o autóctone, ou seja, de contaminação dentro do próprio município. Segundo a Diretora em Saúde Ana Lúcia Bessani o paciente não trabalha fora do município e também não teve contato com outra pessoa contaminada, o que preocupa as autoridades municipais e levanta um alerta à população quanto aos cuidados na eliminação dos focos de criadouros do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya.
Lúcia Bessani explicou que as primeiras medidas já foram tomadas pelo departamento. “A área de residência do caso está sendo monitorada e passará também pela chamada ação de bloqueio, em que os agentes visitam a região onde há o caso, e faz a eliminação nos possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.”
Os agentes ainda realizarão a intensificação do trabalho com o veneno, conhecido como fumacê, mas os cuidados também devem partir dos moradores, ela lembra que o município vinha apresentando uma estabilidade até a segunda quinzena do mês de maio, e início do mês de junho deste ano.
“Até então Anahy não havia nenhum registro de casos de dengue ou de chikungunya .De lá pra cá esse número subiu, e o município contabiliza cinco casos positivos.”
Somente em junho já foram sete (7) notificações, sendo um deles confirmado, e quatro ainda aguardam resultados dos exames, dois testaram negativo.
Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO