588 views 5 min 0 Comment

Anahy realiza neste sábado, 15, DIA D de vacinação contra a gripe

Anúncio

O Departamento de Saúde de Anahy realiza neste sábado o DIA D de vacinação contra a influenza. A campanha deste ano será realizada em uma só etapa, para todos os grupos prioritários anunciados pelo Ministério da Saúde. Entre eles estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos com mais de 60 anos.

A ação acontece no Posto de Saúde do Centro, com início dos atendimentos às 8h e encerramento às 16h. A Diretora de Saúde Ana Lucia Bessani lembra aos moradores da importância da vacina. “Pedimos atenção dos familiares de idosos, para que tragam eles tomar a vacina da gripe. Aproveitem também para verificar se as vacinas estão todas em dia. Estaremos com doses de todas as vacinas do PNI disponíveis, incluindo a da COVID-19. Se tiver alguma dúvida nos procure aqui no posto, estamos a disposição. A vacina é melhor maneira de prevenção das doenças.”

O aumento de casos de Influenza registrados nos últimos anos também reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e mortes, principalmente em quem tem maior risco. A vacinação contra a Influenza é realizada anualmente seguindo os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os imunizantes são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde. A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento. Para 2023, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).

Anúncio

Crianças

Todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores, devem receber apenas uma dose em 2023. Para a população indígena e pessoas com comorbidades, a vacina está indicada para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade. Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade, que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.

Além destes, também serão vacinados os povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

COVID-19

Aproveitando a oportunidade a Unidade de Saúde também realizará a vacinação contra a COVID-19 para todos os públicos. Entre elas a bivalente para idosos com mais de 60 anos e pacientes com comorbidades acima de 12 anos.

Haverá também doses disponíveis para adolescentes e adultos que ainda não tenham tomado as doses de reforço, e a COVID-19 Baby para crianças de 6 meses e menores de 5 anos.

Vacinas de rotina

O Departamento de Saúde lembra ainda que no sábado, 15, também estará realizando a atualização das carteiras de vacinação . O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece atualmente 18 vacinas para crianças e adolescentes.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.