Uma equipe de três homens do Corpo de Bombeiros de Toledo retomou, no início desta manhã, as buscas pelo jovem Ghabriel Tomazi no Rio Piquiri, na região do Apertado em Formosa do Oeste.
Ghabriel pescava com um amigo, na tarde de ontem, 02, quando o anzol acabou enroscando e ele entrou na água, no momento em que retornava para a margem acabou afundando. O Capitão do Corpo de Bombeiros de Toledo Luiz Eduardo Zarpellon conta que as buscas irão seguir durante todo o dia. “Agora pela manhã, às 7h, já saiu uma equipe nossa aqui, foram com material de mergulho e material de busca de superfície com barco inflável, motor de popa todo o equipamento necessário para fazer a busca.”
Ghabriel é muito conhecido na região. O jovem era formado em Música e chegou a formar uma dupla: “Tomazi e Zordel” que frequentemente cantava em eventos do município e casas noturnas da região. Gabriel era experiente em pescaria, seu principal hobby como gostava de mostrar nas redes sociais, ele esteve diversas vezes pescando no Pantanal e com frequência ia ao Rio Piquiri.
De acordo com o Capitão o local conhecido como Apertado tem fortes correntezas, muitas pedras e galhos, o que dificulta o trabalho de mergulho e mesmo de barco. “Especificamente aquele local não permite o mergulho, e neste tipo de situação a gente faz busca de superfície, onde é possível. Mas lá também não é possível entrar com barco.”
De acordo com o Capitão, as buscas vão se estender por uma grande extensão do Rio Piquiri, já que especificamente no local do afundamento é difícil o acesso. “Um pouco para baixo vai ser feita essa busca com o barco. A gente acaba percorrendo toda a extensão do rio. Da mesma forma foi levado material de mergulho.”
As buscas também acontecerão em uma região mais calma do rio, onde é possível utilizar barco e realizar mergulho. “Um pouco para baixo tem alguns remansos uma área mais calma. Até por experiência nossa a gente já acaba sabendo pra mais ou menos onde a correnteza leva, onde é possível parar o corpo. Então se for possível vai fazer um mergulho nessa área um pouco pra baixo de onde afundou.”
O Capitão conta que historicamente o Apertado já teve muitos óbitos, e a região que vai até Palotina é uma das que mais ocorrem atendimentos. “O Rio Piquiri de uma maneira em geral daquela região até Assis e Palotina é onde dá mais busca aquática para nós. Frequentemente a gente tem que se deslocar para realizar buscas.”
As buscas seguem enquanto houve luminosidade que garanta a segurança dos bombeiros. “As buscas se encerram antes das 18h. Não é possível, não tem condição de segurança ficar com o barco naquela região à noite na água. Não tendo êxito hoje vão permanecer as buscas amanhã” conclui o Capitão.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO